Urna de votos para eleições - Foto: ANTÓNIO COTRIM/LUSA
Urna de votos para eleições - Foto: ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Autárquicas: PSD vence nas cinco maiores câmaras, abstenção desce

Os sociais-democratas conquistaram mais 22 câmaras e os socialistas perderam 22. Enquanto o PSD arrebatou as cinco grandes, o PS ganhou cinco capitais de distrito

Fechados os números, o PSD conseguiu uma vitória nas autárquicas deste domingo, baseada na vitória nos cinco principais concelhos portugueses – manteve Lisboa, conquistou Porto, Sintra, Cascais e Vila Nova de Gaia.

Com um total de 136 câmaras ganhas (sozinho e coligado), recuperar a liderança da Associação Nacional de Municípios Portugueses, perdida há 12 anos. O PS venceu 128 câmaras, os Independentes, designados como Grupo de Cidadãos, ganharam em 20, com destaque para Isaltino Morais em Oeiras, e Maria das Dores Meira em Setúbal. O Chega arrecadou três câmaras: São Vicente (Madeira), Albufeira (Algarve) e Entroncamento (Santarém).

A CDU voltou a descer e conquistou apenas 12 câmaras, perdendo as duas capitais de distrito que detinha - Évora e Setúbal.

A abstenção nas eleições autárquicas de domingo cifrou-se em 40,74%, segundo dados provisórios da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna. Foi a mais baixa desde 2005, mais de cinco pontos percentuais abaixo da registada há quatro anos. Votaram 59.26 % dos recenseados.