Ben Proud tem no currículo dois títulos mundiais e três participações olímpicas (IMAGO) - Foto: IMAGO

Anúncio inesperado: vice-campeão olímpico vai aos Jogos do Doping

O nadador britânico Ben Proud anunciou que vai estar nos Enhaced Games que se realizam em Las Vegas, em 2026

Os Enhaced Games, anunciados como uma espécie de Jogos Olímpicos, mas com a liberalização da utilização de doping, continuam a atrair atletas para a primeira edição, agendada para Las Vegas em 2026.

E nesta quarta-feira foi revelado um participante de peso, ou não estivéssemos a falar de um vice-campeão olímpico de Paris 2024.

Falamos de Ben Proud, nadador britânico que conquistou a medalha de prata nos 50 metros livres, e que se torna no primeiro atleta da Grã-Bretanha a confirmar presença.

Proud conta no currículo com três participações olímpicas e dois títulos de campeão do mundo – 50m mariposa e 50m livres, ambas em 2017 – e a participação nos já apelidados Jogos do Doping implica o fim da carreira tradicional do atleta de 30 anos.

Ainda assim, o nadador recusa a ideia de que se trata do fim do percurso na natação. «Não é o fim, mas sim o início de um novo capítulo para mim, que me vai permitir perseguir um objetivo único que me entusiasma verdadeiramente», explicou nas redes sociais.

«Sempre tive a ambição de ser o homem mais rápido do planeta. Quero focar-me na performance de alto nível e os Enhaced Games dão-me a oportunidade de testar os limites humanos com ferramentas dos novos tempos», acrescentou.

O lado financeiro também pesa na decisão dos atletas que se inscrevem na competição idealizada pelo advogado australiano Aron D’Souza e que são financiados, por exemplo, por uma empresa de capital de risco de… Donald Trump Jr., filho do presidente dos EUA.

É que, por exemplo, o vencedor dos 50m livres vai arrecadar 250 mil dólares, estando prometido um milhão de dólares, caso o recorde do mundo seja batido.

Após o anúncio de Proud, a federação britânica de natação já veio «condenar veementemente» e assumir-se «extremamente desapontada» pela decisão do nadador que completa 31 anos no dia 21 de setembro.

Apesar de condenada internacionalmente e ter a oposição declarada da Agência Mundial Antidopagem, a competição está prevista para 21 a 24 de maio, com as competições de natação, atletismo e halterofilismo.