Anúncio inesperado: vice-campeão olímpico vai aos Jogos do Doping
Os Enhaced Games, anunciados como uma espécie de Jogos Olímpicos, mas com a liberalização da utilização de doping, continuam a atrair atletas para a primeira edição, agendada para Las Vegas em 2026.
E nesta quarta-feira foi revelado um participante de peso, ou não estivéssemos a falar de um vice-campeão olímpico de Paris 2024.
Falamos de Ben Proud, nadador britânico que conquistou a medalha de prata nos 50 metros livres, e que se torna no primeiro atleta da Grã-Bretanha a confirmar presença.
Proud conta no currículo com três participações olímpicas e dois títulos de campeão do mundo – 50m mariposa e 50m livres, ambas em 2017 – e a participação nos já apelidados Jogos do Doping implica o fim da carreira tradicional do atleta de 30 anos.
Ainda assim, o nadador recusa a ideia de que se trata do fim do percurso na natação. «Não é o fim, mas sim o início de um novo capítulo para mim, que me vai permitir perseguir um objetivo único que me entusiasma verdadeiramente», explicou nas redes sociais.
«Sempre tive a ambição de ser o homem mais rápido do planeta. Quero focar-me na performance de alto nível e os Enhaced Games dão-me a oportunidade de testar os limites humanos com ferramentas dos novos tempos», acrescentou.
O lado financeiro também pesa na decisão dos atletas que se inscrevem na competição idealizada pelo advogado australiano Aron D’Souza e que são financiados, por exemplo, por uma empresa de capital de risco de… Donald Trump Jr., filho do presidente dos EUA.
É que, por exemplo, o vencedor dos 50m livres vai arrecadar 250 mil dólares, estando prometido um milhão de dólares, caso o recorde do mundo seja batido.
🏊♂️ Ben Proud joins the @Enhanced_Games.
— Enhanced Games (@enhanced_games) September 10, 2025
🇬🇧 He becomes our first British athlete.
🙌 Welcome to @Enhanced. pic.twitter.com/1boOetxzsN
Após o anúncio de Proud, a federação britânica de natação já veio «condenar veementemente» e assumir-se «extremamente desapontada» pela decisão do nadador que completa 31 anos no dia 21 de setembro.
Apesar de condenada internacionalmente e ter a oposição declarada da Agência Mundial Antidopagem, a competição está prevista para 21 a 24 de maio, com as competições de natação, atletismo e halterofilismo.