Viktor Gyokeres não está a ter um arranque de temporada fácil nos 'gunners' - Foto: IMAGO

Antigo jogador do Benfica aconselha Gyokeres a perder peso

Stefan Schwarz, que representou as águias, o Arsenal e a seleção sueca, aponta a forma física como fator-chave para o avançado render ao máximo na Premier League, destacando a falta de uma pré-época adequada

Stefan Schwarz, antigo médio do Benfica, do Arsenal e internacional pela Suécia, aconselhou o seu compatriota Viktor Gyokeres a melhorar a sua condição física, sugerindo que o avançado precisa de perder peso para se adaptar mais rapidamente e atingir o seu potencial máximo na Premier League.

Stefan Schwarz era peça fulcral nesse Benfica, e no final da época 1993/94 saiu para o Arsenal. Ainda jogou na Fiorentina - onde reencontrou Rui Costa - Valência e Sunderland (arquivo A BOLA)

Em declarações ao site Hajper, o ex-jogador abordou o impacto do ponta de lança, que se transferiu do Sporting para os londrinos no verão por cerca de 75 milhões de euros, e que recentemente recuperou de um problema muscular.

«Ele não teve uma pré-temporada adequada, e é preciso jogar», destacou Schwarz. «Precisas daquelas seis semanas para interagir com os colegas, para entender os movimentos. Quando o médio faz o passe, basta olhar nos olhos dele para saber onde vai colocar a bola. É uma relação que leva tempo, e o futebol decide-se em pormenores. O Dennis Bergkamp era o melhor nisso».

Viktor Gyokeres, avançado do Arsenal, frente ao Crystal Palace
Viktor Gyokeres, avançado do Arsenal, frente ao Crystal Palace

Apesar de reconhecer a qualidade de Gyokeres – «É um jogador forte, físico e um bom finalizador com ambos os pés» – Schwarz foi direto ao ponto sobre o aspeto a melhorar:

«Esperemos que ele comece a criar e a marcar golos, que entre numa boa fase para ganhar aquele impulso e perder peso, ficar um pouco mais leve, porque é um jogador pesado. Penso que isso o ajudaria.»

Viktor Gyokeres voltou a ficar em branco na vitória do Arsenal sobre o Fulham
Viktor Gyokeres voltou a ficar em branco na vitória do Arsenal sobre o Fulham

O antigo médio sueco sublinhou a exigência da Premier League, referindo que «os jogadores na Premier League são mais potentes, mais rápidos» e usou uma metáfora para descrever o ambiente competitivo: «Por vezes, o cão que ladra mais alto nem sempre é o mais forte.»

Schwarz concluiu com uma nota de confiança no futuro do avançado de 27 anos, que já leva seis golos na época, quatro deles na Premier League. «Ele vai aprender e marcar muitos golos, e isso irá beneficiar o Arsenal», concluiu.