Lance do Sporting-Aves AD - Foto Miguel Nunes
Lance do Sporting-Aves AD - Foto Miguel Nunes

Análise de Pedro Henriques à arbitragem do Sporting-Aves SAD

Num jogo muito fácil de dirigir, foi importante a intervenção do VAR a reverter o pontapé de penálti mal assinalado, destaca o especialista em arbitragem de A BOLA

Nota do árbitro Iancu Vasilica - 6

5' Muito bem o VAR ao reverter o penálti mal assinalado pelo árbitro, Ponck parou o movimento da sua perna direita e não rasteirou Ricardo Mangas, que acabou por se projetar para a frente. Houve um contacto ao nível do tronco entre ambos os jogadores, razão pela qual não considero que tenha havido simulação na tentativa de ganhar penálti.

12' Ricardo Mangas ao entrar fora de tempo por trás e em tacle sobre Pedro Lima foi bem advertido, pois foi muito negligente a abordagem ao lance e na entrada sobre o seu adversário.

Positivo:
As poucas faltas assinaladas (20), a boa gestão disciplinar, com apenas três cartões amarelos, e os 59% de tempo útil de jogo.

18' Maxi Araújo, ligeiramente na frente, abre a sua perna esquerda para o lado promovendo desta forma um contacto com Guilherme Neiva, que não o conseguiu evitar, tendo ainda tocado com o seu pé direito no esférico. Ambos os jogadores tinham os braços abertos, um sobre o outro. Tudo legal e sem motivo para penálti.

29' Cristian Devenish, no interior da sua área, não tocou a bola com o seu braço esquerdo, o contacto com o esférico foi com o peito, razão pela qual não houve motivo para penálti.

32' Ruben Semedo coloca em jogo Ricardo Mangas quando este recebe o passe de Gonçalo Inácio, isto na construção da jogada da qual deu origem ao primeiro golo leonino marcado por Luis Suárez.

Negativo:
O tempo adicional dado tem de ser mais rigoroso e independente do resultado — golos marcados e sofridos contam para as contas finais da Liga.

47' No quarto golo leonino não houve infração à lei do fora de jogo, pois Maxi Araújo está atras da linha da bola (15 cm) quando esta lhe é passada por Vagiannidis.

50' Gustavo Assunção não pára o seu movimento e acerta com o joelho esquerdo na zona do gémeo direito de Geny Catamo. Uma entrada negligente bem sancionada disciplinarmente.

75' Ponck foi bem advertido por, ao perder a bola e na iminência de Trincão lhe fugir em velocidade pelo corredor esquerdo do ataque leonino, com muitos metros e espaço para correr, com a mão esquerda agarrar, puxar e derrubar o avançado leonino.

79' Tiago Galletto arriscou muito quando com a mão esquerda no ombro direito de Trincão o agarrou iniciando essa ação de dentro para fora da área, sendo que o impacto maior foi já fora e o 'agarrar' não teve impacto ou consequência quando ocorreu dentro da área.

90' O arbitro deu três minutos de tempo adicional, escasso para as incidências do segundo tempo, em virtude das quatro paragens para substituições, onde entraram no total nove jogadores, pelos dois amarelos mostrados e também pelos dois golos obtidos no segundo tempo. Houve ainda assistência a jogadores lesionados.