Jogadores do Alverca juntos na última partida em Arouca - Foto: Alverca
Jogadores do Alverca juntos na última partida em Arouca - Foto: Alverca

Alverca condena insultos racistas aos seus jogadores nas redes sociais

Clube lançou comunicado a mostrar que está ao lado dos seus atletas nesta luta contra o racismo

A três dias de receber o FC Porto para a 15.ª jornada da Liga, o Alverca lançou um comunicado a condenar os insultos racistas que os seus jogadores têm recebido de adeptos nas redes sociais, especialmente após a derrota em Arouca (0-1) na última partida.

«A FC Alverca – Futebol, SAD vem por este meio manifestar o seu mais veemente repúdio perante os comentários de teor racista e discriminatório que surgiram recentemente nas redes sociais, dirigidos a jogadores da Equipa Sénior do Campeonato de Portugal. Entendemos o futebol — e o desporto em geral — como um espaço de inclusão, respeito, diversidade e convivência saudável entre culturas, origens e formas de expressão. Qualquer manifestação de ódio, preconceito ou discriminação, seja ela racial, étnica, cultural ou de outra natureza, é totalmente contrária aos valores que o nosso clube defende e promove diariamente», começou por escrever, em comunicado, mostrando que está ao lado dos seus atletas nesta luta contra o racismo.

«O nosso emblema carrega uma história assente na certeza de que a união entre pessoas de diferentes origens étnicas, culturais e sociais é fundamental para a coesão, o respeito mútuo e o progresso da nossa sociedade, servindo de exemplo de como a diversidade, quando vivida com respeito e partilha, fortalece comunidades e contribui para uma maior justiça e solidariedade. Os jogadores visados, bem como todas as vítimas de semelhantes atos desprezíveis, contam com o total apoio da FC Alverca – Futebol, SAD, que tudo fará para permanecer lado-a-lado da sua comunidade no combate contra toda e qualquer forma de discriminação ou ataque pessoal», acrescentou, deixando uma nota final.

«Reafirmamos o nosso compromisso com a luta contra o racismo e todas as formas de intolerância, apelando a que as plataformas digitais, os adeptos e a sociedade em geral assumam um papel ativo na denúncia e no combate a este tipo de comportamentos. Continuaremos a trabalhar tendo em vista uma sociedade mais justa, humana e diversa», finalizou.

Recém-promovido ao principal escalão do futebol português, o Alverca está atualmente no nono lugar do campeonato, a sete pontos dos lugares de despromoção, isto após duas vitórias nos últimos três jogos.