Alemanha é a primeira finalista do Europeu após meia-final de emoções
A Alemanha é a primeira finalista do Campeonato Europeu de Andebol Masculino, após vencer a Croácia por 31-28 nas meias-finais.
A Alemanha garantiu a qualificação para a fase final no último jogo da fase de grupos principal, num confronto decisivo contra a França, onde o vencedor avançaria.
Grande favorita da primeira semifinal desta sexta-feira, a equipa treinada por Alfred Gislasson precisou de algum tempo para engrenar. A primeira parte foi equilibrada – até ao minuto 26, nenhuma das equipas teve mais de um golo de vantagem. A Alemanha conseguiu distanciar-se no final da primeira parte, indo para o intervalo com dois golos de avanço.
A segunda parte começou com um golo dos croatas, marcado por Mandic aos 32 minutos. Foi o momento que desencadeou a investida alemã.
Oa alemães marcaram 5 golos consecutivos, enquanto os croatas ficaram 7 minutos sem fazer entrar a bola na baliza. Isos permitiu que os germânicos mantivessem o controlo, chegaram a ter 7 golos de vantagem, o que tornou as emoções do final, de certa forma, surpreendentes.
Especialmente porque o adversário se aproximou a dois golos com apenas dois minutos para o fim. No entanto, os alemães geriram o final do jogo de forma excelente e qualificaram-se para a final da competição, onde lutarão pelo terceiro título continental, depois dos conquistados em 2004, contra a Eslovénia (30-25) e 2016 face à Espanha (24-17) e sido derrotados em 2002 pela Suécia (33-31).
Para a Croácia, o percurso deste ano pode ser considerado um sucesso, tendo em conta que nas duas edições anteriores do Europeu não conseguiram passar da fase de grupos principal.
Na outra meia-final, às 21:30, defrontam-se Dinamarca e Islândia.