Ajax suspende presidente por compra de ações com informação privilegiada
O Ajax anunciou esta terça-feira a suspensão do CEO Alex Kroes, informando intenções de que cesse funções, por suspeitas de abuso de informação privilegiada.
«O Conselho de Supervisão do AFC Ajax decidiu suspender Alex Kroes, CEO e presidente da Direção, com efeito imediato e pretende terminar a colaboração permanentemente», refere um comunicado do clube.
«O Conselho tomou conhecimento que Kroes comprou mais de 17 mil ações do Ajax uma semana antes do anúncio da sua nomeação como CEO a 2 de agosto de 2023. Tal indica envolvimento em negociações com informações privilegiadas, o que é crime», refere ainda o comunicado com clareza.
The Supervisory Board of AFC Ajax NV has decided to suspend Alex Kroes, CEO and chairman of the board, with immediate effect and intends to terminate the collaboration permanently.
— AFC Ajax (@AFCAjax) April 2, 2024
Palavra ao presidente do Conselho de Supervisão, Michael van Praag. «Estamos consternados pelo facto de que isso tenha ocorrido no Ajax, pois é altamente prejudicial para o clube e para todos que o estimam. As ações de Alex Kroes não estão em linha com o que o Ajax representa. O ‘timing’ da compra de ações indica a existência de informações privilegiadas. Tal violação da lei não pode ser tolerada, especialmente quando envolve o CEO. Após uma análise cuidadosa, o Conselho de Supervisão concluiu, portanto, que a posição de Alex como diretor do Ajax é insustentável», refere-se.