Afonso Eulálio 2025
Afonso Eulálio em ação no Tour Down Under 2025

Afonso Eulálio confirmado no Giro

Estreia do jovem corredor em grandes Voltas, na sua primeira temporada no WorldTour, e o único português na competição que começa na sexta-feira com inédita partida na Albânia

A Bahrain-Victorius confirmou Afonso Eulálio na equipa que participará na Volta a Itália, o que constituirá a estreia do jovem corredor em grandes Voltas na sua primeira temporada no WorldTour e o único português na competição que começa na sexta-feira com inédita partida na Albânia.

No seu primeiro ano no WorldTour, depois de se ter transferido da portuguesa ABTF-Feirense para a formação árabe, Afonso Eulálio, de 23 anos, integra uma equipa em que o italiano Antonio Tiberi será o líder para a classificação geral, após a promissora quinta posição alcançada em 2024.

«O mais novo e menos experiente, Afonso [Eulálio], estará na primeira grande Volta da sua vida. Não sabemos até onde podemos ir com este rapaz, mas tem estado bem até agora. Confiamos nele e decidimos dar-lhe a oportunidade numa grande Volta», disse o diretor desportivo da Bahrain-Victorious, Gorazd Stangelj, sobre o corredor português.

Numa equipa jovem, o italiano Damiano Caruso, segundo no Giro em 2021, e o espanhol Pelo Bilbao são elementos os mais experientes, capitães de estrada. Mais dois transalpinos, Andrea Pasqualon e Edoardo Zambanini, o croata Fran Miholjevic e o esloveno Matevz Govekar completam o octeto com Afonso Eulálio.

Em comunicado de apresentação da equipa para o Giro, Gorazd Stangelj alargou-se em comentários sobre o ciclista português. «Haverá algumas etapas em que vamos gostar de o ter, por isso, será bom para a equipa, para ele [Eulálio] crescer, e é um investimento no seu futuro», e acrescentou: «Às vezes, [Eulálio] mostra grande condição e, no dia seguinte, faz menos do que o esperado».

Décimo classificado da Volta a Portugal de 2024, edição da prova em que se destacou por ter envergado a camisola amarela durante sete dias, Afonso Eulálio tem como melhor resultado na temporada de estreia no WorldTour, o principal escalão do ciclismo mundial, o 15.º lugar na geral do Tour Down Under, na primeira prova ao serviço da Bahrain-Victorius.

De resto, a época tem sido intensa para o jovem português, que após aquela corrida por etapas australiana participou na Volta ao Algarve (93.º), na clássica Strade Bianche (46.º), na Tirreno-Adriático (desistência na última etapa) e nas Voltas à Catalunha (61.º) e aos Alpes (53.º).

Sugestão de vídeo