António Silva, defesa-central que saiu do Benfica para o Bournemouth (foto - Miguel Nunes)
António Silva, defesa-central que saiu do Benfica para o Bournemouth (foto - Miguel Nunes)

Adeus de António Silva ao Benfica é bom ou mau?

'A Bola é Redonda' é o espaço de opinião do jornalista Nélson Feiteirona

António Silva saiu do Benfica e vai representar o Bournemouth, em Inglaterra, numa transferência que deixa jogador e clube com razões para ficar satisfeitos. O defesa-central vai ganhar um ordenado mais alto e terá a oportunidade de se mostrar num dos palcos mais desejados por qualquer profissional: a Premier League.

O Benfica, por seu lado, garante 25 milhões de euros fixos e mais cinco milhões possíveis por objetivos, valores muito interessantes, sobretudo quando se trata de um jovem proveniente das escolas de formação, o que torna o encaixe praticamente direto.

A SAD encarnada também resolve um potencial problema, porque António Silva entraria no último ano de contrato e a partir de janeiro poderia negociar abertamente uma saída a custo zero para outro clube.

Olhando de fora, o Benfica fez o que podia para tentar segurar o defesa, oferecendo-lhe uma proposta para renovar, com um ordenado de 1,7 milhões de euros líquidos por ano, que foi recusada. Além de dinheiro, António Silva quereria também um reconhecimento maior, que sentiu nunca ter antes de Marco Silva chegar para assumir a liderança técnica. É neste ponto que alguma coisa falha, ou não está bem explicada, porque António Silva não desejaria sair, como conta A BOLA na edição de sábado.

É verdade que António Silva nem sempre mostrou ser afirmativo em campo, mas não é menos verdade que tem apenas 22 anos e muito para crescer. E de uma coisa estou convencido: pode nunca chegar a craque (veremos), mas António Silva é um ótimo central e o Benfica, e Marco Silva, terão trabalho a fazer para encontrar e adaptar um jogador que dê resposta igual. António Silva, como disse sobre João Neves quando saiu para o PSG, também leva um bocadinho de Benfica com ele nesta saída.

Mas o futebol é o que é, o mercado de transferências e o mundo que as rodeia também, tornando inevitáveis alguns desfechos e ultrapassada a ideia de romantismo de outros tempos. António Silva foi à vida dele e o Benfica segue a dele, conscientes, ambos os lados, de que o futuro começa agora.

O que se estranha mesmo neste processo de António Silva é ter-se arrastado tanto tempo sem se perceberem, realmente, as vontades. No mais, tudo certo: boas perspetivas para a carreira do jovem que entrou no Benfica em 2016/17, fez 183 jogos (173 como titular), marcou 10 golos, fez três assistências, conquistou um Campeonato, duas Supertaças, uma Taça da Liga e uma Liga das Nações com a camisola de Portugal, aos 22 anos, lembro.

O Benfica fica com dinheiro, a convicção de que é um dos clubes que melhor formam jogadores no Mundo e, espero, igualmente a clareza de que precisa introduzir jovens talentos na equipa principal e dar-lhe a alma que não pode perder.

A iniciar sessão com Google...