Ac. Viseu: a 'equipa de Liga 2' que veio para dar cartas entre os grandes
Equipa que ganha não mexe… a não ser que se suba de patamar competitivo — e, aí, até pode ser preciso. Costuma, pelo menos, ser assim. No entanto, o Académico de Viseu fugiu à regra e manteve quase todos os jogadores titulares em relação à equipa que no ano passado ficou em segundo lugar na Liga 2.
Quando se esperava que, com o tão aguardado regresso ao principal escalão ao fim de 37 anos, das beiras fosse haver um investimento mais arrojado, com jogadores a chegarem em força diretamente para o onze, a estrutura academista decidiu segurar a base que devolveu o campeonato à cidade de Viriato.
Encarada, ao início, como uma equipa de Liga 2 a competir na Liga, tal tese começou a cair por terra desde muito cedo, quando, logo à primeira jornada, o conjunto orientado por Bruno Pinheiro empatou com o Benfica (2-2) no Estádio da Luz.
À sexta jornada, os viseenses ocupam o oitavo lugar da contenda, com oito pontos, e vêm de duas vitórias consecutivas. Curiosamente, em ambas, a turma do Centro apresentou um onze composto com dez jogadores que transitaram da equipa do ano passado.
O guarda-redes Ewerton (ex-Barra/Brasil) foi a única cara nova. De recordar que o antigo dono das redes, Domen Gril, saiu para o Piast Gliwice (Polónia).
De resto, Robinho, Anthony Correia, Nikos Michelis, Gustavo Costa, Messeguem, Kahraman, João Guilherme, Luís Silva, Álvaro Zamora e André Clóvis (olhando para o onze apresentado no duelo com os galos) mantiveram-se de pedra e cal. A única alteração em relação ao jogo com os conquistadores foi a saída de Álvaro Zamora e a entrada de… Lorougnon Gohi — também ele uma das grandes figuras do plantel do ano transato.
Além destes, também Pedro Barcelos, André Ceitil, Nils Mortimer, Dominik Steczyk, Igor Milioransa, Rúben Pereira e Tomás Domingos ficaram — e a valer!
Reforços aguentam no... banco
Com uma base tão forte, as novas caras de Viseu não têm tido vida nada fácil...
Das contratações dos beirões para a nova época — Ewerton, Alejandro Mestanza (Getafe B/Espanha), Marcos Lavín (ex-Dunkerque/França), Cristian Ferreira (Argentinos Jrs/Argentina), Andro Babic (FK Velez Mostar/Bósnia), Mohamed Bouldini (Corunha/Espanha), Juan Soriano (Leganés/Espanha), Paulinho (Wieczysta Krakow/Polónia), Valery Fernández (Saragoça/Espanha), Miguel Brau (Coventry/Inglaterra), Hugo Gambor (Gent/Bélgica) — apenas os primeiros dois já foram titulares.
Porém, entre Ewerton e Alejandro Mestanza, só o guardião foi totalista. O médio espanhol jogou de início nas duas primeiras jornadas — Benfica (2-2) e Santa Clara (0-1) —, mas depois perdeu protagonismo. Os reforços Cristian Ferreira, Mohamed Bouldini e Miguel Brau também já tiveram oportunidade de se mostrar, mas a sair do banco.