Palmeiras venceu o São Paulo no campeonato estadual (IMAGO)
Palmeiras venceu o São Paulo no campeonato estadual (IMAGO)

Abel Ferreira afasta crise e afunda São Paulo no Campeonato Paulista

Palmeiras venceu de forma inequívoca o grande rival

O Palmeiras ultrapassou a maior derrota da era Abel Ferreira (0-4 para o Novorizontino) e este sábado bateu (3-1) e agudizou a crise do São Paulo, um grande que atravessa uma fase sem precedentes na sua história e que está em lugar de descida à Série A2 do Paulistão — efetivamente a 2.ª divisão do campeonato estadual.

O início de jogo até foi equilibrado e animado. Sorriu primeiro Abel Ferreira, com Mauricio a aproveitar (8’) uma perda de bola do São Paulo em zona proibida para bater Rafael.

O tricolor rapidamente respondeu. Volvidos cinco minutos, Damián Bobadilla foi esquecido na grande área e bateu Carlos Miguel, com um remate pelo meio das pernas do guardião.

Só que a equipa de Hernan Crespo ainda se viu a perder (31’) de novo antes do intervalo. Grande jogada do Palmeiras, a envolver vários jogadores e a terminar com uma finalização de classe de José López, a picar a bola sobre Rafael.

A 2.ª parte serviu sobretudo para o Palmeiras confirmar o triunfo, numa nova jogada vistosa coletiva. Desta vez com López a fazer o papel de assistente, Khellven só teve de finalizar à boca da baliza, perante uma defesa que andava sempre um passo atrás do ataque.

Após cinco jornadas do Paulistão, o Palmeiras lidera a fase de liga (um modelo inspirado no novo formato das competições europeias, só que com 16 equipas) com 12 pontos, mais dois do que o RB Bragantino. Já o São Paulo está em 15.º, em posição de descida de divisão.

A atravessar uma crise sem precedentes, que culminou com a destituição do presidente do clube Júlio Casares, por estar envolvido em casos de corrupção, o São Paulo acumula dívidas de 160 milhões de euros. Problemas que também, cada vez mais, se fazem sentir dentro de campo.

Note-se que ambas as equipas vão disputar, a meio da próxima semana, a 1.ª jornada do Brasileirão. O Palmeiras visita o terreno do Atlético Mineiro e o São Paulo recebe o Flamengo.