Abel Ferreira afasta crise e afunda São Paulo no Campeonato Paulista
O Palmeiras ultrapassou a maior derrota da era Abel Ferreira (0-4 para o Novorizontino) e este sábado bateu (3-1) e agudizou a crise do São Paulo, um grande que atravessa uma fase sem precedentes na sua história e que está em lugar de descida à Série A2 do Paulistão — efetivamente a 2.ª divisão do campeonato estadual.
O início de jogo até foi equilibrado e animado. Sorriu primeiro Abel Ferreira, com Mauricio a aproveitar (8’) uma perda de bola do São Paulo em zona proibida para bater Rafael.
São Paulo vacila na saída de bola e.. GOL DO PALMEIRAS! MAURÍCIO!
— DataFut (@DataFutebol) January 24, 2026
🎥 TNT/@DiarioGols
pic.twitter.com/Cy7qrBdCwq
O tricolor rapidamente respondeu. Volvidos cinco minutos, Damián Bobadilla foi esquecido na grande área e bateu Carlos Miguel, com um remate pelo meio das pernas do guardião.
#ParaguayosPorElMundo
— Fútbol Guarani (@guarani_futbol) January 24, 2026
¡Goooooooooooooool paraguayo!
Damián Bobadilla anota para @SaoPauloFC, que empata 1-1 con @Palmeiras en el Torneo Paulista de Brasil.
pic.twitter.com/6pEqJXWsl9
Só que a equipa de Hernan Crespo ainda se viu a perder (31’) de novo antes do intervalo. Grande jogada do Palmeiras, a envolver vários jogadores e a terminar com uma finalização de classe de José López, a picar a bola sobre Rafael.
Todo o caminho do Palmeiras até o golaço do Flaco López! 🔥 #PaulistãoCasasBahia #ChoqueRei #Palmeiras #Sil pic.twitter.com/ZKq9a9ci8n
— Paulistão (@Paulistao) January 24, 2026
A 2.ª parte serviu sobretudo para o Palmeiras confirmar o triunfo, numa nova jogada vistosa coletiva. Desta vez com López a fazer o papel de assistente, Khellven só teve de finalizar à boca da baliza, perante uma defesa que andava sempre um passo atrás do ataque.
Flaco Lopez quando não é fominha é um jogador de outra prateleira
— 𝑷𝒂𝒍𝒎𝒆𝒊𝒓𝒆𝒏𝒔𝒆 𝑵𝒆𝒘𝒔 (@PalmeirenseNews) January 24, 2026
Gol do Khellven. pic.twitter.com/wNR5xyTTW7
Após cinco jornadas do Paulistão, o Palmeiras lidera a fase de liga (um modelo inspirado no novo formato das competições europeias, só que com 16 equipas) com 12 pontos, mais dois do que o RB Bragantino. Já o São Paulo está em 15.º, em posição de descida de divisão.
A atravessar uma crise sem precedentes, que culminou com a destituição do presidente do clube Júlio Casares, por estar envolvido em casos de corrupção, o São Paulo acumula dívidas de 160 milhões de euros. Problemas que também, cada vez mais, se fazem sentir dentro de campo.
Note-se que ambas as equipas vão disputar, a meio da próxima semana, a 1.ª jornada do Brasileirão. O Palmeiras visita o terreno do Atlético Mineiro e o São Paulo recebe o Flamengo.