A prova 'Oh my god' já teve 15 edições. Foto CM Seia
A prova 'Oh my god' já teve 15 edições. Foto CM Seia

A prova mais dura de Portugal entra no mapa mundial do ultra trail

Chama-se 'Oh meu Deus' e diz bem daquilo que espera os participantes da primeira corrida portuguesa que vai integrar o circuito do Ultra-Trail du Mont-Blanc. Só para corajosos que, a meio do percurso, em Seia, podem gritar 'Oh meu Deus', em qualquer língua.

A prova 'Oh Meu Deus' (OMD) com partida e chegada em Seia, no concelho da Guarda, vai ser a primeira corrida portuguesa a integrar o circuito do Ultra-Trail du Mont-Blanc (UTMB), anunciou hoje a organização.

Assim, a partir do próximo ano, a 15.ª edição da corrida OMD, cujo percurso se estende por trilhos de vários concelhos do centro de Portugal, passando pelas Serras da Estrela, do Açor e da Lousã, passa a ser uma das provas que dá acesso à final, o UTMB, em Chamonix.

A próxima edição, que se realizará entre 1 e 3 de maio, vai contar com cinco distâncias: a caminhada (15 quilómetros), a prova de endurance (100 milhas, aproximadamente 160 quilómetros), e ainda corridas de 20, 50 e 100 quilómetros. Claro, mantendo uma lógica crescente de altimetria acumulada. Para os mais resistentes, os finalistas da prova mais longa, há ainda um bónus que é a tentar o desafio Viriato, que consiste em percorrer 40 quilómetros adicionais. Em 44 horas, claro!

O circuito UTMB inclui mais de 50 provas pelo mundo, incluindo quatro majors, que bonificam no acesso às finais, tradicionalmente no final de agosto, em Chamonix, nos Alpes franceses.