A prova mais dura de Portugal entra no mapa mundial do ultra trail
A prova 'Oh Meu Deus' (OMD) com partida e chegada em Seia, no concelho da Guarda, vai ser a primeira corrida portuguesa a integrar o circuito do Ultra-Trail du Mont-Blanc (UTMB), anunciou hoje a organização.
El corredor chino Yu Biao ha exhibido la bandera de Palestina y se ha tapado la boca como protesta ante el silencio internacional con el genocidio en Gaza. Lo ha hecho al entrar en la meta tras 61 kilómetros al límite en la ultra trail de Mont-Blanc. Muy grande. pic.twitter.com/n9de65ovsJ
— Fonsi Loaiza (@FonsiLoaiza) August 30, 2025
Assim, a partir do próximo ano, a 15.ª edição da corrida OMD, cujo percurso se estende por trilhos de vários concelhos do centro de Portugal, passando pelas Serras da Estrela, do Açor e da Lousã, passa a ser uma das provas que dá acesso à final, o UTMB, em Chamonix.
A próxima edição, que se realizará entre 1 e 3 de maio, vai contar com cinco distâncias: a caminhada (15 quilómetros), a prova de endurance (100 milhas, aproximadamente 160 quilómetros), e ainda corridas de 20, 50 e 100 quilómetros. Claro, mantendo uma lógica crescente de altimetria acumulada. Para os mais resistentes, os finalistas da prova mais longa, há ainda um bónus que é a tentar o desafio Viriato, que consiste em percorrer 40 quilómetros adicionais. Em 44 horas, claro!
🏃 Le Britannique Tom Evans a remporté samedi la 22e édition de l'Ultra-trail du Mont-Blanc à Chamonix, en Haute-Savoie, à l'issue d'une course dantesque, marquée par les intempéries et de nombreux abandons. pic.twitter.com/uxcOYmW45v
— Agence France-Presse (@afpfr) August 30, 2025
O circuito UTMB inclui mais de 50 provas pelo mundo, incluindo quatro majors, que bonificam no acesso às finais, tradicionalmente no final de agosto, em Chamonix, nos Alpes franceses.