Real Madrid e Real Castilla posam com o troféu, conquistado pelos primeiros, em 1980 (IMAGO)
Real Madrid e Real Castilla posam com o troféu, conquistado pelos primeiros, em 1980 (IMAGO)

A final que o Real Madrid ganhou antes de jogar

'Ficheiros Secretos' traz-lhe respostas às perguntas que nunca se lembrou ou teve tempo de fazer

Acontecesse o que acontecesse, só daria mesmo Real Madrid. Ou a equipa principal ou a do Castilla, as reservas, que na altura granjeavam de identidade enquanto clube. A 4 de junho de 1980, os merengues bateram no Santiago Bernabéu a respetiva filial, por 6-1, e conquistaram a 14.ª Taça do Rei.

Foi a primeira e última vez que uma equipa de reservas chegou ao jogo decisivo em Espanha. A partir de 1990-1991, ficariam definitivamente afastadas devido à entrada em vigor de nova legislação, o que, ainda assim, lhes garantiu dez anos de estado de graça: o Castilla chegaria três vezes aos quartos de final e, nessa última edição, também se juntaram Barcelona Atlètic e Atlético Madrileño.

As novas regras tornaram-nas «dependentes» do clube principal e, durante alguns anos, algumas até perderam as designações históricas. O Castilla passou a chamar-se Real Madrid B enquanto não recuperou, na viragem do milénio, o nome original.

O Castilla foi ainda a primeira equipa do segundo escalão a chegar à final da Taça do Rei em mais de 40 anos, depois de três conjuntos bem-sucedidos nos anos 30: Betis (1931), Sabadell (1935) e Racing de Ferrol (1939).

Desde o feito, 11 outras equipas caíram às portas da final. O Mirandés foi a mais recente, ao ser eliminado nas meias-finais de 2019/20 pela Real Sociedad.

No percurso até à final, o Castilla eliminou Racing Santander (3-1 e 0-0), Hércules (4-1 e 4-0), Athletic Bilbao (0-0 e 2-1) e Real Sociedad (2-1 e 2-0) e Sporting Gijón (2-0 e 4-1).

Nesse jogo de 1980 no Bernabéu, marcaram Juanito (2), Santillana, Sabido, Del Bosque e García Hernández. Álvarez assinou o tento de consolação dos reservas, que disputaram na época seguinte a Taça dos Clubes Vencedores das Taças.

Acabou eliminado na primeira ronda pelo West Ham. Ainda ganhou em casa por 3-1, porém perdeu por 5-1, após prolongamento, em Londres.

Artigo originalmente publicado em agosto de 2025