A desilusão escocesa e a festa cazaque em Almaty

A equipa que todos querem evitar na Champions

Milhares de quilómetros de distância a que fica o Cazaquistão assustam adversários

O Kairat Almaty fez história ao eliminar o Celtic no play-off da UEFA Champions League, que garantiu que os cazaques estarão, pela primeira vez, na prova milionária. É um adversário que ninguém quererá certamente encontrar... mas não necessariamente pela qualidade apresentada em campo.

Não sendo, de todo, um colosso do futebol, o clube assusta os adversários por fatores extradesportivos, neste caso, a localização, ou não ficasse o Cazaquistão fora de mão, junto à China: Almaty situa-se a mais de 5.000 km do centro da Europa. Em relação ao adversário do play-off, o Celtic, foram 5.692 km a percorrer desde Glasgow e, em relação a Lisboa, a linha reta é de cerca de 6.900 quilómetros

O Sport recorda que, no passado, Benfica e Sporting não escaparam à experiência, com o embate com os encarnados na UEFA Champions League de 2015/16 a bater recorde de quilómetros nas competições de clubes da UEFA: 6.173 km percorridos. Apesar do desgaste, o Benfica superou o desafio, ao vencer em casa (2-0) e empatar fora (2-2).

Os leões, na UEFA Europa League, também fizeram uma incursão por terras cazaques, em 2017-18, tendo como anfitrião o Astana: os verdes e brancos empataram em Alvalade (3-3) e levaram a melhor no Cazaquistão (3-1), onde os termómetros chegaram quase aos -30 graus, a juntarem-se ao desconforto da longa viagem.

Viagem que os apurados pretenderão evitar e que custa a acreditar ser possível, em provas da Europa. A Federação de Futebol do Cazaquistão passou a ser afiliada da UEFA em 2002, uma integração que foi justificada pelo facto de cinco por cento do território cazaque estar em solo europeu.

Sugestão de vídeo:

*Notícia atualizada às 21h00 de 26 de agosto