Em 2022 foi a Argentina que conquistou o troféu. Seis seleções juntar-se-ão às 42 já apuradas para lutar pelo prémio no próximo verão
Em 2022 foi a Argentina que conquistou o troféu. Seis seleções juntar-se-ão às 42 já apuradas para lutar pelo prémio no próximo verão - Foto: IMAGO

22 equipas para seis vagas: assim funciona o play-off para o Mundial

Dois 'play-offs' distintos, um europeu e outro intercontinental, permitirão saber quais são as seis seleções que se vão juntar às 42 nações que, no próximo verão, jogarão o Campeonato do Mundo

O fecho da fase de qualificação ditou o conhecimento de 42 das 48 seleções apuradas para o Mundial 2026. Além dos três anfitriões, Estados Unidos, México e Canadá, 12 seleções da qualificação europeia, nove da africana, oito da asiática, seis da sul-americana, três da norte-americana e uma da Oceânia já sabem que, no próximo verão, vão disputar o Campeonato do Mundo.

Galeria de imagens 42 Fotos

Falta, assim, saber quais serão as seis seleções que ainda se juntarão à prova. Essa decisão está marcada para março, através de dois play-offs distintos, que apurarão mais quatro nações da Europa e duas do resto do globo. O sorteio dos destinos desses conjuntos será conhecido esta quinta-feira, em sorteio que será realizado na sede da FIFA, em Zurique.

Play-off europeu: 16 galos para quatro poleiros

Albânia, Bósnia e Herzegovina, Chéquia, Dinamarca, Eslováquia, Irlanda do Norte, Itália, Kosovo, Macedónia do Norte, País de Gales, Polónia, República da Irlanda, Roménia, Suécia, Turquia e Ucrânia. Estas são as 16 seleções que, em março, vão disputar o play-off de acesso. Quatro mini-torneios, cada um com quatro seleções, e o vencedor de cada uma dessas finais pode comprar bilhete para a América.

O sorteio contará com quatro potes. Cada torneio terá uma seleção de cada pote, os primeiros três decididos pelo ranking FIFA, atualizado na última quinta-feira, e o último com as quatro seleções que, ao contrário das restantes 12, chegaram a esta fase não pelo segundo lugar nos respetivos grupos do apuramento, mas sim pelo facto de serem, de entre as que não se haviam apurado diretamente ou para o mini-torneio, as quatro melhores vencedoras de grupos da última Liga das Nações.

Nas meias-finais, as seleções do pote 1 enfrentarão as do pote 4 e as do pote 2 jogarão com as do pote 3. As vencedoras das semifinais avançam para as finais e quem vencer o jogo derradeiro está no Mundial 2026. Os jogos estão agendados para março.

Seis nações de todo o globo jogam por duas vagas

Também esta sexta-feira será o sorteio do play-off intercontinental, que juntará seis seleções de todo o planeta. Jamaica e Suriname, da América do Norte e Central, Iraque, da Ásia, RD Congo, de África, Bolívia, da América do Sul e Nova Caledónia, da Oceânia, são os seis países que disputarão, em março, no México, um lugar no Campeonato do Mundo.

Há duas vagas à espreita para estes seis países e os resultados recentes dão vantagem aos congoleses e aos iraquianos. Os primeiros, que ocupam o lugar 56 do ranking da FIFA, e os segundos, que estão na 58.ª posição, já estão na final dos respetivos torneios. Na meia final única de cada um estão as outras quatro seleções, que, no dia 5, saberão quem enfrentarão na primeira ronda e com qual dos finalistas ficarão emparelhados.

Tal como no caso do play-off europeu, estas partidas serão disputadas na pausa para compromissos internacionais de março, nas cidades mexicanas de Guadalajara e Monterrey.