Fenerbahçe agradece intervenção do Presidente da Turquia para desbloquear Kanté
N'Golo Kanté é o mais recente reforço do Fenerbahçe, numa transferência que foi possível graças à intervenção do presidente turco, Recep Erdogan. O médio internacional francês chega a Istambul após duas épocas e meia na Arábia Saudita, depois de um impasse burocrático ter colocado a mudança em risco.
O processo esteve perto de falhar devido a um erro na submissão da documentação por parte do Al Ittihad. Segundo um comunicado do Fenerbahçe, o clube saudita inseriu de forma incorreta os dados da transferência no sistema da FIFA (TMS) perto do fecho da janela de mercado na Arábia Saudita, o que levou à recusa inicial da transação.
A solução surgiu ao mais alto nível. O presidente do clube de Istambul, Sadettin Saran, revelou que o presidente da Turquia desempenhou um papel crucial para o sucesso da operação. Erdogan, que viajava na terça-feira para a Arábia Saudita para uma reunião com o príncipe herdeiro Mohammed ben Salman, usou a sua influência para resolver o caso.
Bazı hikayeler zaman alır, ama yarım kalmaz.
— Fenerbahçe SK (@Fenerbahce) February 4, 2026
Fenerbahçemize hoş geldin N'Golo Kante. pic.twitter.com/Yd8t0lldUd
«Em meu nome e em nome do clube, quero expressar a minha gratidão ao nosso presidente, o Sr. Recep Tayyip Erdogan, pelo seu apoio inabalável que permitiu a boa conclusão deste processo, que contribuirá para o desenvolvimento do Fenerbahçe e do futebol turco», escreveu Saran.
A imprensa turca avança ainda que o próprio jogador, de 34 anos, terá forçado a saída, ao recusar-se a treinar na terça-feira para pressionar os dirigentes do Al Ittihad a aceitarem a sua transferência para o Fenerbahçe, clube com o qual já era associado há várias semanas.
Com a situação desbloqueada e a luz verde da FIFA, o clube turco anunciou finalmente a contratação: «Certas histórias levam tempo, mas nunca acabam. Bem-vindo ao Fenerbahçe, N'Golo Kanté». O médio, campeão do mundo em 2018, é esperado em Istambul ainda na noite de quarta-feira.