Miguel Oliveira: «Bloqueio da roda dianteira prejudicou»
Piloto da Pramac Yamaha revelou a avaria que afetou o seu desempenho no Grande Prémio de Aragão e impediu de fazer melhor do que a 15.ª posição
O desempenho de Miguel Oliveira no Grande Prémio de Aragão foi prejudicado por uma avaria mecânica (bloqueio da roda dianteira da moto) que impediu o piloto da Pramac Yamaha de alcançar melhor do que a 15.ª posição, com que terminou a corrida principal da oitava ronda do campeonato.
«Sentimos, mais ou menos, os problemas que o Jack [Miller] teve. Também senti vibrações do lado direito, especialmente nas entradas das curvas 3 e 13», referiu Miguel Oliveira, que diz que a anomalia na roda da Yamaha afetou o seu rendimento principalmente nas primeiras voltas, em que chegou a descer ao 19.º posto, depois de largar da 18.ª posição.
«O maior problema foi o bloqueio da frente nas fases inicial e intermédia da corrida, e a forma como a moto se comportava de forma desequilibrada entre o depósito cheio e vazio», referiu.
«Foi mesmo difícil manter a moto em pista nas primeiras 10 voltas. Quando o nível de combustível começou a baixar, as coisas tornaram-se ligeiramente mais fáceis», disse o piloto, que cortou a meta a 27,122 segundos do vencedor, Marc Márquez (Ducati), que deixou o irmão Alex Márquez (Ducati) na segunda posição, a 1,107 segundos, com o italiano Francesco Bagnaia (Ducati) em terceiro, a 2,029.
Apesar das melhorias ligeiras, o piloto da Prima Pramac reconhece que ainda há trabalho pela frente para conseguir lutar por melhores posições e que o teste a realizar esta segunda-feira no circuito de Aragão será fundamental para isso.
«Ainda temos muito por fazer. Amanhã [segunda-feira] vamos concentrar-nos em algumas áreas-chave que identificámos como prioritárias, sobretudo a volta rápida, onde temos tido bastantes dificuldades», concluiu.
Oliveira somou o primeiro ponto desde que regressou de lesão e tem três no Mundial de pilotos, ocupando a 23.ª posição. A liderança pertence ao espanhol Marc Márquez (Ducati), que venceu ambas as corridas do GP de Aragão, totalizando 233 pontos.
A próxima ronda será o GP de Itália, de 20 a 22 de junho.