Durante muitos anos, na Fórmula 1, associar a Ferrari com a Marlboro era tarefa simples. A predominância do vermelho entre as duas marcas ajudava a que esta associação fosse feita e a longa duração da parceria entre a companhia de tabaco e o construtor italiano facilitou este exercício. No entanto, questões éticas relacionadas com a promoção de algo perigoso para a saúde dos cidadãos obrigaram a que esta visibilidade tivesse que ser reduzida. A Scuderia manteve o patrocínio, mas deixou cair o nome da Marlboro, deixando apenas o contraste entre o vermelho e branco representativo dos maços. Este é o exemplo mais evidente de um longo historial na Fórmula 1 de patrocínios cujas motivações são postas em causa. O mais recente é o anúncio da equipa da Sauber, que avançou esta sexta-feira com nova parceria com a plataforma digital Kick para 2024 e 2025, passando a assumir o nome da chassis antes conhecida como Alfa Romeo. Assim, na próxima temporada os suíços completam a nomenclatura: Stake Kick Sauber. Esta não é a primeira ligação entre a empresa australiana e o construtor, uma vez que já na temporada de 2023 patrocinou o C43 nas corridas de Austrália, Espanha, Catar e Bélgica. Neste último Grande Prémio, a ligação culminou numa pintura especial. Assim, a extensão desta aliança não surpreende, sobretudo pela estreita relação que a Stake - casino online que promove uso de criptomoedas como objeto de jogo - tem com o site dedicado a transmissões ao vivo e para percebermos esta proximidade destacamos a sua fundação. Criada em 2022, a Kick surgiu como resposta ao competidor Twitch e coincidiu com a proibição de transmissão de conteúdo relacionado com jogo e apostas, devido ao crescimento que este conteúdo ganhou, promovendo e expondo estas páginas da Internet a menores, muitas vezes patrocinado pela própria Stake. Acresce o facto de a licença que esta empresa australiana tem para operar não permitir que utilizadores de países como Estados Unidos ou Portugal e outros da União Europeia tenham acesso devido à falta de proteção dos consumidores, levantando problemas legais para a gigante transmissora e à casa de apostas virtual. Desta forma, deu-se o nascimento da plataforma digital em questão, cujo único detentor de ações é a empresa australiana Easygo Entertainment LTD, que se divide em dois acionistas, justamente os co-fundadores do casino digital: Ed Craven e Bijan Tehrani. O primeiro é diretor da Ashwood Holdings, que detém 33% da firma acima referia e os outros 66% são da conta de Tehrani. Os dois empresários fortalecem a presença da Stake através da deste site de transmissões, já depois de se ter aberto para outros mercados como o futebol - tem acordos com o Watford e Everton - e na música, com o conhecido rapper Drake.