Taça das Nações: Portugal derrotado ao cair do pano
Gonçalo Alves, autor de dois golos na partida contra a França

Taça das Nações: Portugal derrotado ao cair do pano

HÓQUEI EM PATINS28.03.202423:14

Seleção Nacional perdeu por 5-6 frente à França na segunda ronda da fase de grupos da competição

Caro leitor, que grande jogo de hóquei em patins aconteceu em Montreux, na Suíça, entre França e Portugal! A seleção nacional entrou no pavilhão para jogar a segunda ronda da fase de grupos da Taça das Nações. Os gauleses que entraram com o pé direito, ao colocaram-se em vantagem, no minuto 8, por intermédio de Carlo Di Benedetto, através de livre direto, num lance em que João Rodrigues viu o primeiro cartão azul da partida.

A resposta lusa chegou logo em seguida e Gonçalo Alves empatou a partida, também de tiro livre. Aos 16 minutos, o avançado português do FC Porto voltou a ser feliz e, de grande penalidade, fez a reviravolta. Ao intervalo, a vantagem era dos comandados de Paulo Freitas.

Logo no abrir do segundo tempo, a França fez o 2-2, novamente por Carlo Di Benedetto, de livre direto. Num autêntico ‘toma lá, dá cá’ Portugal voltou a reagir e, dois minutos depois (28’), Gonçalo Pinto roubou a bola aos franceses e, em cima do guarda-redes Pedro Chambell, fez o 3-2.

Hélder Nunes dilatou a vantagem para a equipa lusa à passagem do minuto 30, com uma stickada de muito longe, sem dar qualquer hipótese de defesa ao guardião adversário. Pela primeira vez na partida, uma das equipas tinha uma vantagem de dois golos, porém,esta não durou mais que dez minutos.

A família Di Benedetto estava empenhada em dificultar a vida a Portugal e, se anteriormente foi o Carlo, o 3-4 deveu-se ao irmão, Roberto, que, aos 40 minutos, reduziu a desvantagem com um remate ‘do meio da rua’ que apanhou Ângelo Girão de surpresa.

Carlo Di Benedetto foi mesmo o carrasco da equipa portuguesa e coube ao avançado do FC Porto voltar a empatar a partida e consumar o hat-trick. Com o jogo empatado e com a moral em alta, não demorou para os franceses fazerem a cambalhota no marcador, desta vez, com um desvio de Marc Rouze.

Após sofrer a reviravolta, Portugal ‘acordou’ e Hélder Nunes atirou com violência para empatar, novamente, o jogo. Contudo, já estava destinado que os três pontos iriam para os franceses.

A 16 segundos do fim do encontro, caiu um balde de água fria em cima da equipa portuguesa que viu os gauleses chegarem ao 6-5 e a carimbarem a vitória. O marcador do golo? Não poderia ser outro, senão, Carlo Di Benedetto, novamente de livre direto, que, desta forma, fez um poker na partida e deu os primeiros 3 pontos à seleção francesa nesta Taça das Nações.

As contas do Grupo B da Taça das Nações só ficarão fechadas na última ronda, onde Portugal, atual segundo classificado, vai enfrentar a líder Espanha (6 pontos). Em igualdade pontual com a seleção nacional (3 pontos), a França joga a partida decisiva contra a Suiça.