Sporting: Falta um empate para fazer história
O Sporting joga esta quinta-feira na Polónia, às 19h45, frente ao Orlen Wisła Płock com a missão de seguir diretamente para o top-8 da maior prova europeia de clubes pela primeira vez na história.
A impressionante campanha dos leões na Champions League pode assumir proporções ainda maiores após o último jogo da Fase Grupos, uma vez que o empate é suficiente para que os campeões nacionais possam festejar a conquista do 2.º lugar do Grupo A, bem com a histórica e inédita qualificação direta para os quartos de final.
Depois de terem garantido sete vitórias em outros tantos jogos europeus disputados no Pavilhão João Rocha, a equipa de Ricardo Costa viajou para a Polónia sem Kiko Costa, com lesão que obriga a paragem por tempo indeterminado, mas motivada para repetir aquela que foi a primeira vitória nesta edição da prova, em setembro do ano passado.
O atual campeão polaco, que já garantiu vaga no play-off, soma três vitórias nos últimos três jogos, com Paris Saint-Germain, Fuchse Berlin e Dinamo Bucuresti, mas voltou sentir o sabor da derrota – pela primeira vez no plano interno – no domingo passado, contra o rival direto na luta pelo título, o Industria Kielce. Mas, até ao momento, o Płock apresenta a melhor defesa entre as 16 equipas que compõem esta edição da prova.
«Até nós nos surpreendemos com o que fizemos desde o início da fase de grupos, principalmente em nossa casa – o nosso forte -, porque jogámos contra grandes equipas», confessou Mamadou Gassama, jogador do Sporting. «O Wisła Płock vem de três vitórias consecutivas, mas nós sabemos o que temos de fazer. Queremos estar na final four e isso passa por, primeiro, vencer na quinta-feira. Queremos passar diretamente aos quartos porque são menos dois jogos num calendário difícil», assumiu o ponta de 31 anos.
Só os dois primeiros classificados do Grupo seguem diretamente para os quartos de final, evitando um play-off de qualificação. A equipa leonina garante a segunda vaga, e junta-se aos húngaros do Veszprém, se ganhar ou empatar na Polónia com o Wisla Plock. Se perder com os polacos, tem de esperar que Fuchse Berlin e PSG não vençam na última jornada.