Portugal volta a brilhar e vence a Eslovénia no Europeu

Portugal volta a brilhar e vence a Eslovénia no Europeu

ANDEBOL19.01.202416:09

Triunfo deixa a Seleção em boa posição para conquistar vaga no pré-olímpico

Portugal venceu a Eslovénia por 33-30 e deu um passo importante rumo a um lugar que pode valer a vaga no torneio pré-olímpico.

Além de mais uma exibição defensiva exemplar, Portugal voltou a ter Martim Costa a um nível estratosférico, com 11 golos em 14 remates. Também os guarda-redes, Capdeville na primeira parte e Rêma na segunda, fizeram exibições de grande nível e seguraram Portugal sempre na frente do jogo na segunda parte. 

Depois de ter liderado durante grande período da primeira parte - chegou a ter várias vantagens de quatro! - Portugal chegou ao intervalo a vencer por 18-17. No segundo tempo, frente a uma equipa muito mais experiente e que vencera todos os jogos na fase de grupos, a Seleção permitiu que a Eslovénia chegasse ao empate e mantivesse o equilíbrio durante cinco minutos, mas a irreverência da jovem equipa portuguesa mostrou-se mais forte e nunca se deixou ultrapassar no marcador. 

O triunfo, o segundo da equipa de Paulo Jorge Pereira na Main round, permite a Portugal igualar os quatro pontos de Suécia e Dinamarca, que lideram o grupo, têm menos um jogo, mas defrontam-se mais tarde nesta sexta-feira.

A Suécia é o próximo adversário de Portugal, no domingo, e em caso de triunfo sobre a atual campeã europeia, Portugal fica em boa posição para se apurar para as meias-finais, algo que nunca antes foi conseguido pela Seleção, cujo melhor resultado aconteceu em 2020 com o 6.ºº lugar. 

Recorde-se que o Europeu atribui duas vagas no torneio pré-olímpico - além de uma vaga direta para o campeão Europeu - e Portugal está em boa posição para assegurar uma delas, ainda que faltem duas jornadas para o final da Main round e tudo possa ainda mudar.

PORTUGAL GANHA!

Triunfo por 33-30!

59'- PORTUGAL MARCA! 33-30!

59'- Mais um para a Eslovénia. 32-30.

58'- Eslovénia reduz para 32-27 e Paulo Jorge PEreira pede desconto de tempo.

57'- RÊMA!! DEFENDE LIVRE DE SETE METROS COM A CARA! Árbitras vão ver o VAR e não dão dois minutos porque entendem que a bola bate primeiro no peito. 

57'- Eslovénia pede time-out para alinhar a estratégia para os últimos minutos.

56'- Duas três seguidas de Rêma e Salvador marca em contra-ataque! Portugal com quatro de vantagem a menos de quatro minutos do fim. 32-28.

54'- Rui Silva!! Capitão da Seleção faz o 31-28 e Rêma defende logo a seguir!

53'- Muito bem Miguel Martins a marcar o primeiro golo no jogo e a fazer o 30-28.

53'- Eslovénia por um! Portugal continua na frente, mas agora só por 29-28.

51'- Martim Costa sai a sangrar do nariz depois de um toque com o cotovelo e a Eslovénia reduz em contra-ataque para 29-27.

50'- A Eslovénia reduz para 29-26 à entrada dos últimos 10 minutos. 

49'- Rêma defende outra vez e Rui Silva volta a dar quatro de vantagem! 29-25.

48'- Eslovénia também com uma exclusão por dois minutos e Portugal falha o ataque. Eslovénia com bola para reduzir para dois.

47'- Alexandre Cavalcanti é excluído por dois minutos, Rêma faz uma grande defesa, mas com recurso ao VAR as árbitras dão golo. Portugal segue na frente por 28-25.

45'- Mais um para Martim e cinco de vantagem para Portugal pela primeira vez! 28-23!

44'- Faltam palavras para Martim Costa! O lateral de 21 anos chega aos 10 golos e dá vantagem de quatro a Portugal: 27-23 e o treinador da Eslovénia pede desconto de tempo.

43'- Rêma defende e Kiko Costa dá vantagem de três a Portugal! 26-23.

41'- Outra vez Leonel Fernandes! Mesmo em inferioridade numérica, Portugal volta aos dois de diferença: 25-23.

40'- Bem defendido por Portugal e Leonel Fernandes marca em contra-ataque para dar dois golos de vantagem. 24-22. 

39'- Salvador Salvador joga no ataque na posição de pivô, o que pode indicar alguma dificuldade de Luís Frade. 

38'- António Areia não falha dos sete metros e faz o 23-22.

37'- Outra vez Martim! E vão nove! 22-21 para Portugal.

35'- Rêma faz a primeira defesa e impede que a Eslovénia faça um parcial de 3-0 para passar para a frente. Kiko marca depois de devolve Portugal à liderança: 21-20.

34'- Vlah empata para a Eslovénia. 20-20.

32'- Assistência genial de Rui Silva por trás das costas para Leonel Fernandes marcar quando havia ameaça de jogo passivo. Portugal na frente por 20-18.

31'- Martim Costa volta a entrar fortíssimo, marca o oitavo golo da conta pessoal e dá vantagem de dois a Portugal: 19-17.

RECOMEÇA A PARTIDA!

Salvador Salvador recebe assistência ao intervalo e vai jogar a segunda parte com uma ligadura na parte inferior da perna esquerda. Pode ser um mau sinal para um jogador que está a fazer um Europeu irrepreensível na defesa e que neste jogo leva dois golos.

INTERVALO! PORTUGAL NA FRENTE!

Dois golos consecutivos de Portugal no último minuto da 1.ª parte permitem à Seleção ir para o descanso na frente. Os Heróis do Mar tiveram 20 minutos de grande nível, com várias vantagens de quatro golos, mas à entrada dos últimos 10 minutos do primeiro tempo sofreram um parcial de 4-0 e a Eslovénia chegou a ter dois golos de diferença. Ainda assim, ao intervalo é Portugal que está na frente por 18-17.

29'- Martim Cosa chega aos sete golos na primeira parte e vale novo empate! 17-17.

27'- Cavalcanti muito bem na defesa e a conduzir o contra-ataque para depois assistir Leonel Fernandes que empata novamente o jogo. 16-16.

26'- Mais dois golos seguidos da Eslovénia que consegue a primera vantagem de dois (16-14).

24'- Portugal falha no contra-ataque e a Eslovénia passa para a frente por 14-13.

23'- Martim Costa volta a apresentar-se em grande e já leva cinco golos no jogo. Portugal na frente por 13-12.

22'- Portugal sofre um parcial de 4-0 e a Eslovénia empata 12-12.

21'- Portela falha dos sete metros e a Eslovénia reduz para um de diferença. 12-11 ainda a favor da equipa lusa. 

18'- Portugal mostra-se novamente muito forte na defesa e é aí que está a ganhar o jogo, uma vez que a Eslovénia não está a conseguir encontrar soluções ofensivas.. 11-7 com mais um golo de Martim Costa. 

16'- Vantagem de quatro! Kiko Costa faz o 10-6!

15'- OUTRA VEZ CAPDEVILLE! Segundo livre de sete metros defendido pelo guarda-redes português! 

15'- Gustavo Capdeville começa a aparecer no jogo, leva quatro defesas e isso faz Portugal aumentar para três golos de diferença. 9-6!

14'- A Eslovénia volta a reduzir, mas Portugal aproveita a baliza deserta e Salvador Salvador faz o 

12'- Portugal aproveita vantagem numérica para passar para dois de vantagem! 7-5, com Portela novamente dos sete metros.

11'- Capdeville defende livre de sete metros e Martim Costa devolve Portugal à vantagem! 6-5.

7'- Portugal falha no ataque e a Eslovénia volta a passar para a frente. 5-4.

5'- Empates sucessivos no jogo. Os ataques estão muito melhor do que as defesas. 4-4.

3'- Martim Costa dá a primeira grande vantagem a Portugal, mas a Eslovénia empata imediatamente na transição. 2-2.

2'- Mackovsek abre o marcador para a Eslovénia, Portela empata dos sete metros. 1-1

COMEÇA A PARTIDA!

Gustavo Capdeville, Leonel Fernandes, Luís Frade, Alexandre Cavalcanti, Salvador Salvador Salvador, Rui Silva e Pedro Portela compõem o sete inicial de Portugal.

Escutam-se os hinos em Hamburgo. Primeiro o da Eslovénia.

Ricardo Brandão e Gonçalo Viera voltam a ser os dois jogadores a ficar de fora da ficha de jogo.

Depois de registar uma importante vitória no arranque da Main round do europeu, Portugal tem agora duro teste frente à Eslovénia (14.30 h). Os Heróis do Mar pretendem dar seguimento ao triunfo frente à poderosa Noruega e agora enfrentam... o líder do grupo em que estavam os nórdicos.

Ainda a lutar por uma vaga no torneio pré-olímpico - e com ambições de melhorar o 6.º lugar atingido em 2020 -, os portugueses surgem neste encontro com dois pontos e para chegarem às semifinais têm de alcançar, no mínimo, a segunda posição do grupo II da Main Round. Recorde-se que também a Eslovénia está na luta por alcançar uma vaga no pré-olímpico, tal como Islândia, Países Baixos ,Áustria e Croácia. O Europeu vale duas vagas nos torneios pré-olímpicos, além de uma vaga direta para o campeão Europeu.

Classificação do grupo de Portugal

Dinamarca - 4 pontos
Suécia - 4 pontos
Portugal - 2 pontos
Eslovénia - 2 pontos
Noruega - 0 pontos
Países Baixos - 0 pontos

Para os que acreditam em premonições, a verdade é que lusos encontram-se numa posição semelhante à da edição de 2020. A equipa orientada por Paulo Jorge Pereira tinha iniciado a campanha nesta etapa da prova também com uma vitória surpreendente, contra a Suécia, na altura era vice-campeã europeia, mas perdeu o encontro da segunda jornada frente... a Eslovénia.

Mas o capitão da seleção, Rui Silva, não esquece esse desaire e garante que, apesar do bom resultado contra os nórdicos, a seleção está focada neste duelo e não quer cometer o mesmo erro.

A seleção eslovena venceu o agrupamento D só com vitórias, mas iniciou a segunda fase do torneio com derrota frente à campeã em título, a Suécia.