Lobos esmagam e limpam imagem
Portugal marcou oito ensaios aos polacos

Lobos esmagam e limpam imagem

RÂGUEBI10.02.202423:03

Portugal derrota Polónia (54-7). Camacho marca três ensaios. ‘Meias’ decididas na Roménia

Portugal estava obrigado a vencer a Polónia na 2.ª jornada do Rugby Europe Championship 2024 (REC 2024) para manter vivas as aspirações de se qualificar para as meias-finais do antigo torneio das Seis Nações B, disputado por oito nações divididas em dois grupos.

No Estádio Nacional, perante cerca de 2000 adeptos, na primeira aparição em casa dos lobos no pós-mundial, a seleção nacional (16.ª do ranking mundial) cumpriu esse desígnio ao bater a Polónia (33.ª), por 54-7 (33-7, ao intervalo), 8 ensaios, um trio de Hugo Camacho, Duarte Torgal, Luka Begic, José Lima, Vasco Batista e um ensaio de penalidade.

Após a inesperada derrota na ronda inaugural do REC2024 frente à Bélgica, o triunfo caseiro com ponto de bónus ofensivo, alcançado antes da meia hora da primeira parte, atira as decisões das meias para a última jornada, dia 17, na viagem até à Roménia (os carvalhos lideram o Grupo B com 9 pontos depois de venceram a Bélgica por 33-18, com ponto de bónus ofensivo). Portugal, 2.º, soma 6 pontos, mais dois que a Bélgica, sendo que os Diabos Negros recebem a seleção polaca na ronda final da fase de grupos.

Hugo Camacho, 19 anos, médio-formação lusodescendente que somou a segunda internacionalização, a primeira a titular, teve estreia em solo português de sonho. Autor de 3 ensaios na partida, foi substituído aos 62’ debaixo de muitos aplausos. O também lusodescendente, Hugo Aubry esteve de pé acertado: em seis pontapés de conversão, acertou 5 e igualou os 15 pontos do mais jovem jogador em campo.

Num XV liderado por João Mirra, a registar três estreias absolutas, duas delas azaradas. Lucas Martins, irmão de Nicolas Martins, Boaventura Almeida, apenas 1 minuto em campo antes de ser submetido a exame de lesão de cabeça, deu lugar a outro estreante, Guilherme Pinheiro que, por sua vez, saiu de campo indisposto após 10 minutos.

A registar o cartão vermelho a David Wallis e Dawid Banaszek (veterano jogador polaco de 37 anos).

Portugal soma a nova vitória, a oitava consecutiva, diante a Polónia em 12 encontros e não perde desde 1983.