João Sousa anuncia retirada do ténis profissional
João Sousa anuncia fim da carreira. Foto: Breno Barison

João Sousa anuncia retirada do ténis profissional

TÉNIS27.02.202411:45

Estoril Open vai ser o último torneio do tenista português

João Sousa anunciou esta terça-feira que se vai retirar do ténis profissional, numa conferência de imprensa convocada pelo próprio no Clube de Ténis do Jamor.

«Como sabem, os últimos tempos têm sido muito difíceis. Tive muitas lesões que me impedem de jogar ao mais alto nível. Tenho lutado contra isso mas o meu corpo e mente têm dado sinais de muito cansaço e dores diárias. Após muita consideração, decidi retirar-me do ténis profissional e o Estoril Open vai ser o meu último torneio como tenista profissional», avançou o vimaranense.

«Durante este percurso, tive a oportunidade de representar Portugal [na Taça Davis e Jogos Olímpicos de 2012 e 2016]. Sinto um enorme e profundo orgulho por aquilo que atingi. E quero acreditar que contribuí para o desenvolvimento do ténis português», rematou.

«Permanece o meu desejo de desenvolver o ténis nacional. É hora de escolher os meus próximos desafios, mas seguem tempos de reflexão. Aguardo com expetativa o próximo capítulo da minha vida», adiantou. O vimaranense foi ainda questionado por sobre se tinha já alguma ideia de como se ia manter ligado ao ténis e referiu que «há muitas portas abertas», no entanto, não tem ainda um plano definido.

«Não vou ao Estoril Open só para me despedir, vou lá para vencer encontros. É essa a minha ambição e tenho trabalhado nesse sentido. Tenho um mês para me preparar, vou dar tudo por tudo, mas não sei se vou participar em algum torneio de preparação» continuou. Refira-se que a prova lusa começa a 30 de março e termina a 7 de abril.

Presentes na Mesa de Honra juntamente com o atleta este Vasco Sousa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis, que enalteceu os feitos do jogador. Foi ainda organizado um vídeo de homenagem a João Sousa, que contou com mensagens dos familiares, mas também outros dos maiores tenistas portugueses, como Nuno Borges, Gastão Elias, Frederico Gil, Francisca e Matilda Jorge, Henrique Rocha, entre outros.

O vídeo contou ainda com palavras da família mais próxima, inclusivamente os pais, Armando e Adelaide Sousa. Recorde-se que o português deixou a sua casa aos 15 anos para rumar a Barcelona e tentar seguir uma carreira profissional.

No circuito profissional, João Sousa conquistou quatro títulos ATP 250 (Kuala Lumpur em 2013, Valência em 2015, Estoril Open 2018 e Pune em 2022), e atingiu o 28.º lugar do ranking mundial.

(notícia atualizada às 12.27 h)