Mohamed Salah apontou um golo frente aos marfinenses
Mohamed Salah apontou um golo frente aos marfinenses - Foto: IMAGO

CAN: Egito sofre, mas elimina Costa do Marfim e está nas 'meias'

Salah e companhia bateram marfinenses e asseguraram o último bilhete para as meias finais da prova. Diomande, que não saiu do banco, regressa mais cedo a Alvalade

O Egito carimbou, este sábado, a última vaga das meias finais da CAN 2025, ao eliminar (3-2) a Costa do Marfim, campeã em título, num jogo muito equilibrado do início ao fim.

No Grande Estádio de Agadir, a turma de Hossam Hassan entrou a vencer, graças a um golo madrugador de Omar Marmoush, aos 4'. O avançado do Manchester City finalizou com classe para o primeiro do encontro e colocou os marfinenses, sem Ousmane Diomande no onze, em alerta.

Rami Rabia, central que passou pelo Sporting em 2014/15, ampliou a vantagem dos faraós à passagem dos 32 minutos, com um golpe de cabeça, mas o conjunto de Emerse Faé ainda conseguiu reduzir antes do intervalo (40'), através de um autogolo de Ahmed Abou El Fotouh.

No início do segundo tempo, a estrela da companhia, Mohamed Salah, assinou o 3-1 e os egípcios pareciam caminhar para um triunfo, e consequente qualificação, tranquilos.

Porém, um golo de Guéla Doué, aos 73', ainda causou incerteza no resultado. A Costa do Marfim bem tentou chegar, pelo menos, ao tento que permitisse levar a contenda a prolongamento, mas não conseguiu faturar novamente.

Com a eliminação da seleção marfinense, quem sorri é o Sporting. Diomande, que somou apenas 91 minutos na CAN, vai reforçar o plantel às ordens de Rui Borges numa fase crítica para os leões, que se deparam com um elevado número de lesões no eixo defensivo.

Já os egípcios vão medir forças com o Senegal nas meias, enquanto o anfitrião Marrocos defronta a Nigéria.