Francisco Rocha a celebrar o apuramento para a última fase de qualificação
Francisco Rocha a celebrar o apuramento para a última fase de qualificação (Foto: Millenium Estoril Open)

Francisco Rocha e Tiago Pereira eliminados do Estoril Open

Portugueses foram afastados do torneio na última fase de qualificação, portanto, quando estavam apenas a uma vitória do quadro principal

Depois de Pedro Araújo e João Graça terem sido eliminados na segunda-feira, em pleno apagão, também Tiago Pereira (5-7, 6-4 e 2-6) e Francisco Rocha (6-4, 3-6 e 0-6) foram afastados na (última) fase de qualificação do Estoril Open, esta terça-feira, já com a situação normalizada, ambos por 1-2.

Os dois portugueses estavam a apenas um triunfo de chegarem ao quadro principal do torneio, mas não conseguiram voltar a vencer, como tinham feito no dia anterior. Gastão Elias, Nuno Borges, Henrique Rocha e Jaime Faria são os quatro portugueses presentes na fase seguinte.

Tiago Pereira, 409.º do ranking mundial, foi o primeiro luso a entrar em campo, diante do italiano Giulio Zeppieri, 334.º do ranking mundial, e esteve perto de levar o primeiro set a tie-break, mas acabou por sofrer break no último set e perder por 5-7. No segundo redimiu-se e provocou o break também no final, respondendo com 6-4. Porém, quebrou um pouco no terceiro e sofreu dois breaks, um no início e outro no final, tendo sido derrotado por 2-6, após quatro match points.

Ao contrário do seu compatriota, Francisco Rocha, 709.º do ranking mundial, começou a ganhar ao russo Alexey Vatutin, 333.º do ranking mundial, vencendo o primeiro set por 6-4, tendo conseguido o break logo no primeiro jogo de serviço do adversário. No segundo repetiu a situação e parecia que podia fechar o apuramento em pouco mais de uma hora, mas sofreu dois breaks consecutivos no final e perdeu, por 3-6. No terceiro set foi claro que quebrou, não conseguiu manter o ritmo e ganhar qualquer jogo (0-6), acabando também por ser eliminado, apesar de alguma resistência - outros quatro match points.

Nos restantes jogos desta tarde, o italiano Andrea Pellegrino eliminou o espanhol Bernabé Zapata Miralles pelos parciais de 7-5 e 6-0 (2-0), enquanto o seu compatriota Giovanni Fonio também venceu o cazaque Denis Yevseyev por 2-0, mas com parciais de 6-3. Referir ainda que dois lugares de lucky loser foram sorteados entre três jogadores: Tiago Pereira, Zapata Miralles e Denis Yeseyev, mas o português ficou de fora e o espanhol vai defrontar Jaime Faria. Gastão Elias entra em campo ainda esta terça-feira, na primeira ronda do quadro principal, frente ao norte-americano Learner Tien.