Benfica perde com Piacenza na Liga dos Campeões
Benfiquista Lucas França em ção ofensiva (Foto SL Benfica)

Benfica perde com Piacenza na Liga dos Campeões

VOLEIBOL30.11.202323:11

Encarnados foram derrotados por 1-3 pelos italianos esta quinta-feira na Luz, segundo desaire em dois jogos na Champions e o último lugar do grupo

O Benfica perdeu por 1-3 com os italianos do Piacenza, em jogo da 2.ª jornada do Grupo C da 4.ª ronda da Liga dos Campeões, esta quinta-feira, no Pavilhão n.º 2 do Estádio da Luz. Os encarnados foram derrotados após parciais de 21-25, 23-25, 25-22 e 23-25 e contam por derrotas as partidas disputadas na competição, desempenho que os remete à última posição da classificação do agrupamento.

O primeiro set foi dominado pelos italianos, que lideraram praticamente desde o início, mantendo os benfiquistas a distância segura de três a quatro pontos ao longo do parcial, que fecharam aos 21-25 para avançarem no marcador do jogo (0-1).

Os encarnados arrancaram melhor o segundo set, à procura do empate, mas os transalpinos, à imagem do primeiro parcial, estiveram incólumes na liderança. O Benfica ainda se aproximou na fase final, dando a impressão de que poderia surpreender o adversário, mas foi este a superiorizar-se com 23-25 para aumentar a vantagem no marcador (0-2).

Restava, então, às águias tentarem tudo no terceiro set para continuar em jogo, e o esforço revelou-se compensador, permitindo-lhes comandar o parcial por diferença segura (14-9). Todavia, logo a desperdiçaram, concedendo ao Piacenza a recuperação (14-12) e a reentrada na discussão. Perdida a margem de desafogo, o Benfica agarrou-se à galhardia para se manter à frente, em condições de vencer o set e forçar ao quarto. 

A equipa de Marcel Matz não cedeu perante a reação contrária e foi ponto a ponto, em passos firmes, a caminho do desejado 25.º final. Aos 21-17 pensou-se que a tarefa estaria garantida, ou quase. O quase parecia enorme…

E quando os italianos chegaram aos 21-20 temeu-se na Luz que a equipa da casa falharia com a meta à vista. Sentimento que se inverteu aos 24-21 e que só um pouco se duvidou quando o Piacenza reduziu para 24-22. Afinal, os encarnados precisavam apenas de uma pausa retemperadora, que o seu treinador solicitou com decisiva oportunidade. No reatamento, derradeiro ponto conquistado, para fechar o set (25-22). 

Impunha-se ao Benfica manter o ímpeto desde o começo do quarto set. Fê-lo, mas o Piacenza estava de sobreaviso e não se deixou atrasar no marcador, que andou equilibrado cerca de metade do parcial, até aos Italianos acelerarem e destacarem-se três a quatro pontos (15-19 ou 18-22). Contrapôs o campeão português, que recuperou até ao empate a 23, fazendo sonhar com a reviravolta, mas o congénere italiano resistiu e encerrou a contenda a seu favor (23-25).