Surfista denuncia assédio com fotos de nudez feitas com... Inteligência Artificial
Mariana Rocha Assis (Instagram/Mariana Rocha Assis)

Surfista denuncia assédio com fotos de nudez feitas com... Inteligência Artificial

SURF30.11.202312:10

Mariana Rocha Assis, de 26 anos, diz estar a viver um verdadeiro «inferno emocional»; 'hacker' pediu 5 mil euros para não tornar publicas as fotografias

A surfista portuguesa Mariana Rocha Assis, de 26 anos, recorreu às redes sociais para denunciar um caso de assédio que, diz, estar a ser vítima há várias semanas.

A jovem portuguesa relata que tudo começou a 17 de novembro, dia em que recebeu no seu telemóvel imagens suas de nudez, geradas por Inteligência Artificial (IA). 

«Tenho passado por um inferno emocional ultimamente e gostaria de partilhar a minha história, pois acredito que há mais vítimas como eu a sofrer com esse novo tipo de assédio. Essa pessoa em questão disse-me para lhe pagar um total de cinco mil euros, que eu tinha até hoje para lhe mandar, mas não mandei. Ele disse-me que vão enviar para a minha família, amigos, patrocinadores e clientes do hotel. Fala-se muito sobre como as coisas evoluíram. Hoje eu vi o lado negro desse mundo assustador. Perdi muito dinheiro, vou ter fotos minhas a circular online. E o mais assustador é que está a acontecer com muita gente. Por isso, cuidado», escreveu. 

Mensagem que Mariana Assis recebeu no telemóvel para extorsão de dinheiro (Instagram Mariana Rocha Assis)

A campeã mundial de surfskate, em 2017, deixa um alerta: «Esses malditos hackers estão a destruir vidas, a destruir sonhos.  O meu ainda está vivo, aos poucos estou a chegar lá. Por mais que eu acredite que a Inteligência Artificial tem os seus pontos bons, é assustador para onde estamos a ir.»

Há cinco anos, Mariana Rocha Assis viveu um episódio de horror, quando foi esfaqueada durante uma tentativa de violação. Estava sozinha no paredão do Estoril, a regressar a casa, quando um estranho a abordou agressivamente e a tentou violar. Ao defender-se, a surfista acabou por ser esfaqueada no abdómen.