)
Quem é Claudia Mancinelli, a treinadora italiana que invadiu e conquistou a Internet?
Na última sexta-feira, a Internet apaixonou-se por Claudia Mancinelli. A maior parte dos telespectadores do concurso olímpico de ginástica rítmica foi surpreendida pela treinadora italiana, quando esta se deslocou até à mesa dos juízes para formalizar um protesto, com cara de poucos amigos.
As imagens foram vistas mais de 22,5 milhões de vezes e receberam mais de 146.000 likes.
this coach could get mad at me anytime she wants pic.twitter.com/62yJavINNr
— kira 👾 (@kirawontmiss) August 9, 2024
O rosto fechado desvaneceu-se quando apoiou a sua ginasta Sofia Raffaeli, com quem festejou a medalha de bronze. Foi a primeira medalha individual na modalidade para o país. O mundo do desporto estava definitivamente apaixonado.
Sofia Raffaeli con su entrenadora Claudia Mancinelli 😍pic.twitter.com/2RmPtFseGT
— 🇵🇪 Otorongo MD (@Dr_Otorongo_) August 10, 2024
Yo por esta mujer, esta Perséfone, esta Helena, me robo la torre Eiffel y genero un conflicto digno de leyenda.
— Hewlett Packard (@hardpaella) August 10, 2024
Claudia Mancinelli 😍🥰pic.twitter.com/4JAeYFH1RP pic.twitter.com/cUihJAww3N
É conhecida pelo seu estilo apaixonado no treino e pela dedicação extrema às suas atletas.
Antiga atleta, Mancinelli é também atriz. Aos 39 anos, participou nos filmes Unique Brothers (2014), The Tourist (2010), e Nine (2009).
Claudia Mancinelli nasceu e cresceu na cidade de Fabriano, na pitoresca região de Marche. Educada numa família com forte interesse pelo desporto e atividade física, desenvolveu cedo um forte interesse pela ginástica.
Começou na ginástica rítmica, pela qual desenvolveu uma verdadeira paixão, tendo participado em várias competições nacionais e regionais.
Após se retirar, tornou-se naturalmente treinadora, primeiro na academia onde trabalhara como atleta. A sua filosofia assenta na importância da disciplina, criatividade e ligação emocional com as ginastas, que se estende sempre ao lado mais pessoal. Essa capacidade para criar confiança e encorajar deu-lhe uma grande reputação no meio.
È diventato virale il video in cui Claudia Mancinelli si avvicina al tavolo dei giudici per assicurarsi che Sofia Raffaeli riceva il punteggio giusto.
— Fanpage.it (@fanpage) August 10, 2024
Le abbiamo incontrate il giorno dopo, dove insieme spiegano il percorso che hanno condiviso e che continueranno a costruire.… pic.twitter.com/ciH8hBbkml
A federação entregou-lhe o comando da equipa nacional italiana no início de 2023, tendo substituído a muito respeitada Julieta Cantaluppi, que tinha sido fundamental para o crescimento das melhores ginastas transalpinas, incluindo Sofia Raffaeli e Milena Baldassarri.
Com Mancinelli ao leme, a equipa sofreu uma grande transformação. Trabalhou de perto com Raffaeli e Baldassarri, estabelecendo programas específicos focados nas suas forças e fraquezas, sublinhando ainda a importância da preparação mental, ao encorajar as ginastas a visualizar as suas rotinas e a ganhar confiança nas suas valências.
L'Italia è al primo posto tra ben 87 Paesi al mondo per l'influenza culturale e per il suo patrimonio artistico.
— ch¡ara (@laLopezNimri) August 10, 2024
Lo dimostrano Claudia Mancinelli e Stefania Spampinato che hanno invaso il sapphic twitter internazionale
pic.twitter.com/8oQnq6ktWX
A camaradagem tornou-se fundamental em Paris 2024, com as italianas a ultrapassarem os seus próprios limites e a conquistarem medalhas.