Quatro portugueses na equipa n.º 1 mundial
João Almeida vê a sua pretensão satisfeita e estreia-se na Volta a França no próximo ano (IMAGO)

Quatro portugueses na equipa n.º 1 mundial

CICLISMO07.12.202323:14

António Morgado junta-se a João Almeida e aos gémeos Oliveira na UAE Emirates. Primeiro estágio inicia-se no domingo no sul de Espanha

Quatro corredores portugueses integram o plantel de 2024 da WorldTeam UAE Emirates, equipa dos Emirados Árabes Unidos que alinha no primeiro escalão do ciclismo mundial e primeira classificada no respetivo ranking da União Ciclista Internacional (UCI) na temporada transata. 

Além de João Almeida, um dos líderes da formação, desde 2022 no conjunto de que faz parte a estrela do ciclismo Tadej Pogacar, também número um da hierarquia da UCI, mais três corredores portugueses fazem parte do elenco da UAE Emirates, os gémeos Ivo e Rui Oliveira, na equipa desde 2019, e o recém-contratado jovem de 19 anos António Morgado, vice-campeão do mundo de sub-23 (Glasgow 2023).

O quarteto luso e os restantes 26 companheiros de equipa irão concentrar-se no primeiro estágio de pré-temporada, em Alicante, sul de Espanha, entre os dias 10 (domingo próximo) e 21 de dezembro, onde a equipa falará em conferência de imprensa no dia 18. 

O plantel de 2024 da formação árabe apresenta várias entradas importantes, mas também algumas saídas a destacar. O quadro de líderes não tem alterações. Tadej Pogacar manterá a primazia, tanto na escolha das competições, como a chefia das equipas que o acompanharão. O calendário do esloveno ainda não é oficial, mas a quinta presença consecutiva na Volta a França – que venceu em 2020 e 2021 - está confirmada, tal como as corridas de fundo dos Jogos Olímpicos de Paris (3 de agosto) e do Campeonato do Mundo, em Zurique, na Suíça (29 de setembro). Em dúvida ainda está o programa de clássicas de primavera, que Pogacar pretenderá subordinar, mais do que nos últimos anos, a apresentar-se nas melhores condições físicas no Tour, que se reforça como o seu principal objetivo.

Entre os demais líderes, o britânico Adam Yates (3.º classificado no Tour 2023), o espanhol Juan Ayuso (4.º na Vuelta 2023 e 3.ª na Vuelta 2022) e João Almeida (3.º no Giro de Itália 2023) serão distribuídos, no comando da formação, pelas restantes grandes voltas (Giro e Vuelta). 

O português, de 25 anos, após quatro participações consecutivas na Volta a Itália e duas na Volta a Espanha, já manifestou o interesse em estrear-se no Tour em 2024, ainda que em posição subalterna a Pogacar, mas ganhou a concorrência, também apenas intencional, do jovem Juan Ayuso. A conferência de imprensa de dia 18 deverá esclarecer estas dúvidas. Quando a Yates, parece quase certo o regresso ao Giro, em que obteve a 9.ª posição em 2017, ao serviço da Orica-Scott.

  Além dos referidos líderes principais, o suíço Marc Hirschi, o norte-americano Brandon McNulty ou o australiano Jay Vine são outros corredores de ponta da equipa que continuam no elenco, a que se juntam seis reforços em que se destacam o francês Pavel Sivakov (ex-INEOS Grenadiers), o alemão Nils Politt (BORA-hansgrohe) ou os muito jovens promissores Isaac Del Toro (A.R. Monex), mexicano de 20 anos vencedor da Volta a França do Futuro de 2023 ou o talento precoce espanhol, da mesma idade, Igor Arrieta.

A direção técnica e desportiva é composta pelos italianos Fabio Baldato, Fabrizio Guidi e Marco Marcato, além do esloveno Andrej Hauptmann, que respondem ao transalpino Andrea Agostini, diretor de operações, e ao espanhol Matxin Fernandez, diretor desportivo principal, e chefiado pelo diretor geral, o suíço Mauro Gianetti.

«Com este grupo excecional, estamos bem posicionados para continuar a ter sucesso», começa por declarar o helvético em comunicado de imprensa publicado no site da equipa. «A coesão, tanto entre corredores, como de diretores e do restante staff, tem um valor significativo para nós», acrescenta Gianetti.

«Estamos bastante satisfeitos pelas contratações que fizemos, de alguns jovens de enorme futuro e outros corredores com mais experiência e provas dadas, que vêm colmatar as saídas de peças que foram importantes em temporadas anteriores. E mantivemos o núcleo de elevada qualidade que nos têm proporcionado tanto sucesso», refere o n.º 1 da UAE Emirates na mesma nota.

Contratações para 2024

Pavel Sivakov (Ineos)
Nils Politt (Bora)
Filippo Baroncini (Lidl-Trek)
Igor Arrieta (Kern Pharma)
António Morgado (Axeon)
Isaac del Toro (A.R Monex)

Saídas

Matteo Trentin (Tudor)
Pascal Ackermann (Israel)
Davide Formolo (Movistar)
Ryan Gibbons (Lidl-Trek)
George Bennett (Israel)
Felix Gross (Rad-Net Oßwald)

Principais permanências

João Almeida (Portugal)
Juan Ayuso (Espanha)
Mikkel Bjerg (Dinamarca)
Alessandro Covi (Itália)
Finn Fisher-Black (Nova Zelândia)
Felix Großschartner (Áustria)
Marc Hirschi (Suíça)
Rafał Majka (Polónia)
Brandon McNulty (EUA)
Juan Sebastián Molano (Colômbia)
Ivo Oliveira (Portugal)
Rui Oliveira (Portugal)
Tadej Pogacar (Eslovénia)
Marc Soler (Espanha)
Diego Ulissi (Itália)
Jay Vine (Australia)
Tim Wellens (Bélgica)
Adam Yates (Grã-Bretanha)