Portugal organiza Europeu feminino de polo aquático de 2026
A ilha da Madeira vai ser palco do Europeu feminino absoluto de polo aquático, que vai realizar-se de 26 de janeiro a 5 de fevereiro de 2026 e vai contar com a participação da seleção nacional feminina.
Portugal vai fazer parte do percurso do polo aquático a nível internacional com a organização do europeu no Funchal, garantindo também a organização dos europeus sub-20 masculinos (20 a 30 de agosto) e femininos (25 de julho a 1 de agosto) que ainda não têm local definido para a sua realização.
O Presidente da Federação Portuguesa de Natação Miguel Arrobas, diz que a organização deste Europeu em terras potuguesas é muito importante. «Para a FPN e para Portugal é muito importante a organização deste Europeu Feminino Absoluto. Será a primeira vez que Portugal recebe um evento feminino absoluto em modalidades coletivas», referiu.
A seleção lusa já está apurada e vai fazer parte do Europeu do Funchal em 2026, depois de vencer no grupo A da fase de apuramento, à frente da Roménia e da Chéquia.
A lista das equipas que vão fazer parte do Campeonato Europeu Feminino de 2026 já está definida. Oito seleções garantiram vaga após a realização de quatro torneios em diferentes países: Portugal, Roménia, Alemanha, Turquia, Sérvia, Suíça, Israel e Eslováquia. As seleções dos Países Baixos, Hungria, Espanha, Grécia, Itália, França, Grã-Bretanha e Croácia conseguiram classificar-se para o campeonato com base na classificação do Europeu de 2024.