Portugal com dois ciclistas nos Jogos Paris-2024

Portugal com dois ciclistas nos Jogos Paris-2024

CICLISMO18.10.202302:12

Quotas de participação são baseadas no ranking UCI que já se encontra encerrado; corredores portugueses só masculinos e obrigados a irem à prova de fundo e contrarrelógio

Finalizada a época de estrada, já são conhecidas as quotas de participação por países para os Jogos de Paris-2024. A UCI baseou a sua própria classificação por países, analisando os oito ciclistas que tiveram o melhor desempenho em 2023. Portugal tem direito a levar na Missão Olímpica dois corredores, mas apenas nos homens e que, obrigatoriamente, têm de competir nas prova de fundo e contrarrelógio. Nas senhoras não houve direito a vaga.

A Bélgica, que terminou entre os cinco primeiros em masculinos e femininos, pode apresentar na prova de fundo de elites quatro homens e quatro mulheres, a que se juntam dois ciclistas para o contrarrelógio olímpico.

França e Grã-Bretanha encontram-se na mesma situação - quatro participantes nas competições masculina e feminina -, assim como Eslovénia e Dinamarca. 

A quota de três ciclistas foi atribuída à Espanha, Países Baixos, Itália, Áustria e Estados Unidos, enquanto com dois ficaram: Alemanha, Colômbia, Portugal, Noruega, Suíça, Áustria e Irlanda. Já Canadá, Cazaquistão e Nova Zelândia irão à capital francesa apenas com um corredor.

No contrarrelógio têm direito a dois ciclistas, Bélgica, Grã-Bretanha, Itália, Estados Unidos, Portugal, Austrália, Dinamarca, Noruega, Suíça e Canadá. Com um a Eslovénia, Países Baixos, França, Espanha, Colômbia e Alemanha.

Quanto ao setor feminino, Bélgica, Países Baixos, Itália, Grã-Bretanha e França competirão com quatro elementos. Suíça, Polónia, Austrália, Alemanha e Estados Unidos com três. 

Dinamarca, Canadá Áustria, Nova Zelândia, Espanha, África do Sul, Uzbequistão, Noruega Eslovénia e Cuba têm dois lugares reservados. E, por fim, Colômbia, Ucrânia, Suécia, Rep. Checa e Luxemburgo apenas um. 

Portugal não tem taxa de participação pelo que não lhe foi atribuída qualquer quota de participação.

A prova de fundo masculina terá a extensão de 273 km, com um desnível de 2.800 metros, enquanto as mulheres irão percorrer 158 km num percurso semelhante que começa e finaliza no Parque Trocadéro, com passagem pelo Louvre e Versailhes, assim como outros locais emblemáticos da Cidade Luz.

O contrarrelógio olímpico, com a distância de 32 km planos para ambos os sexos, tem passagem por Bois de Vincennes onde se encontra localizado o Velódromo Jacques Anquetil, mas a partida será dada na Esplanade des Invalides.