)
Pneumonia afasta Van der Poel do Tour
Adoentado há vários dias, Mathieu van der Poel não vai alinhar esta terça-feira na partida para a 16.ª etapa da Volta à França.
O corredor da Alpecin-Deceuninck, que era terceiro na classificação da camisola verde, dos pontos, foi diagnosticado com uma pneumonia.
Van der Poel, que venceu a segunda etapa e andou de amarelo, fica assim arredado do grande sprint final nos Campos Elísios no domingo.
«Há vários dias que o Mathieu sofre de sintomas de constipação. Ontem à tarde, o seu estado começou a piorar significativamente. O médico da equipa acompanhou-o de perto durante todo o dia», refere a Alpecin-Deceuninck, a propósito do dia de segunda-feira, que até foi de descanso na corrida.
Quando os sintomas se agravaram, foi necessário ir ao hospital. «Ao fim da tarde, Mathieu teve febre e foi levado para o hospital de Narbonne para efetuar exames complementares. Os exames médicos revelaram que Mathieu sofria de pneumonia. De acordo com a equipa médica, foi decidido que ele não poderia continuar a corrida. A sua saúde é a prioridade máxima e o repouso e a recuperação são agora essenciais», completa a equipa.
We regret to announce that @mathieuvdpoel is forced to abandon the @LeTour prematurely.
— Alpecin-Deceuninck Cycling Team (@AlpecinDCK) July 22, 2025
Mathieu had been experiencing symptoms of a common cold over the past few days. Yesterday afternoon, his condition began to worsen significantly. The team doctor monitored him closely… pic.twitter.com/wfVkP1Z1JG
O neerlandês tinha até esperanças de alcançar a camisola verde, pois estava a 41 pontos do atual detentor, Jonathan Milan, com o camisola Tadej Pogacar pelo meio.
Apesar de se sentir enfraquecido há vários dias, tentou sempre andar em fugas, como aconteceu no domingo.