João Almeida venceu 4.ª etapa da Paris-Nice batendo Jonas Vingegaard

Oficial: João Almeida até 2028 na UAE Emirates

O corredor português, que foi obrigado a desistir do Tour depois de uma queda aparatosa, já chegou a acordo para continuar a vestir as cores da equipa de Pogacar durante os próximos dois anos, confirmou a A BOLA o seu empresário

Está fechado o acordo que vai manter João Almeida numa das melhores equipas do Mundo, a UAE Emirates.

O empresário do corredor português, João Correia, que desde sempre o acompanhou, confirmou a A BOLA que o atleta vai continuar a ser companheiro de equipa do esloveno Tadej Pogacar, depois de prolongar por mais dois anos o contrato que terminava em 2026.

João Almeida, quarto classificado da passada edição da Grande Boucle, despediu-se do Tour e o esloveno não se cansou de elogiar o português referindo-se ao seu «espírito de campeão e guerreiro». Hoje, repetiu a ideia.

«Não consigo imaginar continuar a correr com uma costela partida! Fiquei muito feliz quando acabou, porque os primeiros nove dias foram incrivelmente agitados. Já esperávamos isso, mas estou contente por termos passado incólumes, tirando o João Almeida, claro. Depois da queda, mostrou o seu enorme espírito de luta ao completar mais duas etapas. Não consigo imaginar continuar com uma costela partida e outras lesões. É incrivelmente triste que ele tenha tido de abandonar a corrida. Havia um ambiente muito bom e fantástico, e o João também estava muito ansioso pelas próximas semanas do Tour, para defendermos a camisola amarela», contou o esloveno.

O corredor de A-dos-Francos, que está na UAE desde 2022, é já o segundo melhor português de sempre, atrás apenas de Joaquim Agostinho, depois de tornar-se o primeiro ciclista nacional a fechar as três grandes Voltas no top 5.

Terceiro no Giro2023, estreou-se no ano passado na Volta a França com um quarto lugar, a mesma posição que ocupou na geral do Giro2020, no qual andou 15 dias vestido de rosa, e na Vuelta2022. Foi nono na prova espanhola no ano seguinte, mas é na corrida da camisola cor de rosa que soma mais lugares de destaque, já que também foi sexto (empatado em tempo com o quinto classificado) em 2021.

Esta é a terceira desistência do ciclista de 26 anos em grandes Voltas, depois de ter abandonado o Giro2022 e a Vuelta2024 por ter contraído Covid-19. 

Poderá também interessar-lhe (vídeo):