Europeus de Atletismo: João Coelho longe da medalha nos 400 metros
João Coelho foi sexto e último classificado na final de 400 metros nos Europeus de atletismo de pista curta, este sábado, em Apeldoorn, nos Países Baixos.
O velocista português correu a distância em 46,46 segundos, aquém da marca que obtivera nas meias-finais (46,02), do seu melhor registo da época (46,01) e ainda mais do recorde pessoal (45,86). Coelho teria de bater claramente o seu máximo para chegar às medalhas: a de bronze valeu 45,59 segundos.
A medalha de ouro foi conquistada pelo húngaro Attila Molnár, que venceu com 45,25 s, à frente do polaco Maksymilian Szwed (45,31), que ficou com a prata, e do francês Jimy Soudril, que levou a de bronze.
«Este tipo de embates complica a situação, ia lançado, com uma margem para fazer uma boa marca, mas estas coisas acontecem, é pena ter-me prejudicado assim a corrida. Achava que ia ser melhor, mas estes incidentes acontecem. Agora, é preparar o verão, que ao ar livre as pistas são diferentes», afirmou o recordista nacional.
«Fico um bocado desgostoso por ter tido a quarta melhor marca das semifinais e ter ido parar à pista um. É assim que se decide fazer as coisas e eu tenho de aceitar», lamentou o português, que, nas semifinais, tinha sido apenas batido pelos ocupantes do pódio na final.
Após se ter apurado para a final, João Coelho tinha assumido a ambição de melhorar o seu recorde nacional. «Seja em que pista for, tenho de correr, mas, fisicamente, afeta, correr na pista um. Mas, para mim, foi mais prejudicial este incidente, porque acho que ia fazer uma marca bastante aceitável, julgo que melhor do que a que tinha feito, mas, o segundo empurrão, tirou-me completamente da corrida», explicou.