Depois de eliminar campeão olímpico, português fica-se pelo 7.º lugar nos Mundiais
Otari Kvantidze terminou no sétimo lugar na sua estreia em Mundiais de judo. Na categoria -73 kgs, o judoca português efetuou quatro combates na László Papp Arena, em Budapeste, o último de respecagem, que lhe daria, em caso de triunfo, o acesso às meias-finais. No entanto, perdeu por ippon diante de Makhmadbek Makhmadbekov, dos Emirados Árabes Unidos, não conseguindo repetir a vitória de fevereiro, no Grand Slam de Paris - Kvantidze foi quinto classificado -, a única ocasião em que se defrontaram.
Ninguém pode retirar ao português o protagonismo de ter proporcionado a grande surpresa do dia, ao eliminar, no primeiro combate, o campeão olímpico e mundial em título, o azeri Hidayat Heydarov.
Depois, o português ainda afastou nos oitavos de final o norte-americano Jack Yonezuka, numa luta que se arrastou até ao prolongamento, período em que venceu por waza-ri, porém , nos quartos, já não resistiu a uma chave de braço do italiano Manuel Lombardo, ainda no primeiro minuto.
Kvantidze despede-se dos Mundiais de judo de Budapeste como o melhor português nestes três primeiros dias, após as eliminações de Catarina Costa (-48 kg) e Miguel Gago (-66 kg) nos combates de estreia.
Para o judoca do Sporting, fica a sensação de dever cumprido, não só por terminar no quadro de honra – um objetivo que o selecionador Pedro Soares apontava como um bom resultado para estreia -, mas, sobretudo, por afastar o melhor judoca da atualidade na sua categoria.