António Morgado vence Figueira Champions Classic!
António Morgado venceu a 3.ª edição da Figueira Champions Classic, este domingo, na Figueira da Foz, corrida de 197,2 quilómetros do escalão Pro Series.
O corredor português da equipa UAE Emirates atacou a 22 quilómetros do final, na subida do Parque Florestal, isolou-se e não foi mais alcançado até à meta, conquistando a segunda vitória esta temporada, depois do êxito na Volta a Castellón, em Espanha.
🏆🔥🎉 @morgadoisme attacked with 21km to go to claim a solo victory in the #FigueiraChampionsClassic 🇵🇹!
— @UAE-TeamEmirates (@TeamEmiratesUAE) February 16, 2025
WHAT.A.RIDE!!! Parabéns António!!! #WeAreUAE pic.twitter.com/QuLMxUJbTM
Morgado cortou a meta com cinco segundos de vantagem sobre um grupo perseguidor de 25 unidades, onde o francês Paul Magnier (Soudal Quick-Step) se superiorizou ao checo Mathias Vacek (Lidl-Trek), na batalha pela segunda posição.
Neste primeiro pelotão integravam-se os portugueses Rui Costa (EF Education-EasyPost), que terminou na quinta posição, Ruben Guerreiro (Movistar), nono posicionado, e ainda João Almeida (UAE Emirates), que concluiu a prova no 16.º lugar.
🇵🇹 Antonio Morgado wins his second race of the season, resisting the comback of the sprinting group after a wonderful 20km solo! 🚀
— Domestique (@Domestique___) February 16, 2025
🥈 Paul Magnier
🥉 Mathias Vacek#FigueiraChampionsClassic 🇵🇹 pic.twitter.com/ubF0gZJzn7
«Tenho-me sentido bem neste início de temporada, estou a treinar bem, ainda não fiquei doente este ano...», foram as primeiras palavras de António Morgado após a vitória.
«Nas primeiras duas voltas ao circuito final não estava sentir-me bem, pensei não teria hipóteses de lutar pela vitória. Depois melhorei, e única possibilidade de vencer seria atacar na subida, porque no grupo estavam bons velocistas. E foi o que eu fiz. Correu bem, ganhei. Estou muito satisfeito», analisou o jovem de 21 anos.
E a concluir a declaração de triunfo, a explicação do que é ter ganhado em Portugal? «Sim, é muito bom. É como os belgas quando ganham na Bélgica. Sabe sempre bem...»
Vitória de 🇵🇹 Morgado, 5º lugar para Rui Costa e 9º para Rúben Guerreiro na #FigueiraChampionsClassic!
— Portuguese Cycling Magazine (@PCMPTMag) February 16, 2025
O ciclismo português está vivo e bem vivo! 👏🏻 pic.twitter.com/w8WeaDb0mq