Vizela-SC Braga: duelo minhoto a abrir a jornada
Bracarenses golearam em Vizela (0-4) na temporada passada (Foto: VITOR GARCEZ/ASF)

Antevisão Vizela-SC Braga: duelo minhoto a abrir a jornada

NACIONAL08.12.202308:00

Vizelenses recebem arsenalistas esta sexta-feira, a partir das 15.30 horas; formação de Pablo Villar quer sair da zona de descida; turma de Artur Jorge de olho no pódio, antes da partida decisiva em Nápoles, para a Liga dos Campeões

Vizela e SC Braga disputam, esta tarde, o primeiro jogo da 13.ª jornada da Liga. O encontro está marcado para as 15.30 horas no Estádio do Vizela.

No penúltimo lugar e com apenas duas vitórias no campeonato, o conjunto orientado por Pablo Villar vai procurar surpreender os arsenalistas e regressar ao caminho dos triunfos, após o desaire da última ronda, em Chaves.

Em sentido inverso, os bracarenses vêm da melhor sequência da época, a par do ciclo entre as jornadas 6 e 8, com três vitórias consecutivas para a Liga - Portimonense (6-1), Arouca (0-1) e Estoril (3-1). O empate em Barcelos (3-3) foi, aliás, o único encontro que o SC Braga não venceu nas últimas sete rondas.

O histórico de confrontos entre os dois emblemas é favorável aos arsenalistas, apesar da curta amostra. Até ao momento, houve três duelos entre vizelenses e bracarenses, para o campeonato, em Vizela. A equipa da casa venceu apenas uma vez, na longínqua temporada de 1984/85. Desde que regressou à elite do futebol português, em 2021, os vizelenses somam duas derrotas. Na época transata, os pupilos de Artur Jorge golearam o conjunto comandado por Tulipa por 0-4, com um 'bis' de Iuri Medeiros.

A derrota do Vizela ante o Chaves colocou um travão à recuperação da equipa de Pablo Villar, que vinha de dois encontros sem perder, nos quais somou quatro pontos. Ao fim de 12 jornadas, os vizelenses estão em igualdade pontual com Chaves, Rio Ave, e Estoril, todos com 10 pontos.

Do lado dos bracarenses, são esperadas algumas alterações no onze de Artur Jorge, tendo em vista a deslocação importante ao terreno do Nápoles, que pode dar a passagem dos 'guerreiros' aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Se o ataque tem tido uma produção ofensiva assinalável - o SC Braga tem o melhor registo da prova, com 33 golos marcados -, o setor defensivo tem sido o elo mais fraco da formação arsenalista. São já 19 golos concedidos pelo 4.º classificado da Liga, apenas a 12.ª melhor marca do campeonato. Apenas por uma ocasião a turma de Artur Jorge manteve a baliza a zeros: a deslocação a Arouca (0-1).

Vizela

Sistema provável: 4x2x3x1

Onze provável: Buntic; Tomás Silva, Rodrigo Escoval, Anderson, Matheus Pereira; Samu Silva, Pedro Ortiz; Matías Lacava, Diogo Nascimento, Nuno Moreira; Samuel Essende.

Treinador: Pablo Villar

Castigados: Bruno Wilson

Figura: Essende. Não tem feito manchetes, mas o ponta-de-lança francês tem sido o principal goleador dos vizelenses no campeonato, com cinco golos apontados. No emblema de Vizela por empréstimo dos gauleses do Caen, o avançado assume o papel de artilheiro da equipa de Pablo Villar. No último encontro, em Chaves, faturou pela sexta vez esta época, em todas as competições.

Camisola 99 dos vizelenses leva 5 golos na Liga (MIGUEL NUNES/ASF)

O que disse Pablo Villar na antevisão à partida: «É certo que o nosso bom momento foi interrompido em Chaves, houve muitos fatores incontroláveis para nós, que acabaram por marcar o jogo. Psicologicamente, houve lances que nos afetaram durante o jogo, mas agora a equipa está forte novamente, jogámos em casa e é certo que vamos fazer tudo para ultrapassar uma equipa tão forte como o SC Braga. Acredito que com o apoio dos nossos adeptos temos possibilidades de ganhar o jogo».

SC Braga

Sistema provável: 4x2x3x1

Onze provável: Matheus; Victor Gómez, Serdar, Niakate, Borja; Vitor Carvalho; João Moutinho; Bruma, Pizzi, Ricardo Horta; Simon Banza.

Em risco de suspensão: José Fonte e João Moutinho (acumulação de amarelos).

Figura: Banza. Com o título de melhor marcador da Liga até ao momento, o camisola 23 dos bracarenses tem sido uma grande ameaça às balizas adversárias. Conquistou, em definitivo, o lugar a Abel Ruiz na frente de ataque. Juntando as contribuições ofensivas do congolês com os companheiros Ricardo Horta e Álvaro Djaló, o trio soma já 49 golos em todas as provas. É um ataque verdadeiramente demolidor.

Ponta-de-lança dos 'guerreiros' é o melhor marcador do campeonato ao fim de 12 jornadas (EDUARDO OLIVEIRA/ASF)

O que disse Artur Jorge na antevisão à partida: «Espero que se continue a falar de um SC Braga ascendente. Estamos preparados para um jogo competitivo, queremos ir em busca de mais uma vitória, sabendo que vamos enfrentar dificuldades. Queremos ser competentes e dar o nosso melhor para vencer o jogo. Trabalhamos para ter estabilidade. Temos oito vitórias no campeonato, e queremos ser consistentes. Até ao momento temos visto algumas surpresas e muita competitividade no campeonato. Queremos sempre fazer melhor e continuar a trabalhar para alcançar as metas a que nos comprometemos».