Vitória convincente e histórica de Portugal frente à Rep. Checa
Ana Capeta a celebrar o seu golo contra a República Checa (EPA/RODRIGO ANTUNES)

Vitória convincente e histórica de Portugal frente à Rep. Checa

FUTEBOL FEMININO21.02.202420:12

Navegadoras marcaram dois golos nos primeiros cinco minutos e ganharam às checas pela primeira vez

Portugal recebeu a República Checa, no Estádio António Coimbra da Mota (estádio do Estoril), e venceu (3-1) com dois golos nos primeiros cinco minutos do encontro.

Bastaram apenas alguns segundos para o marcador ser inaugurado, graças a Ana Capeta, que pressionou a defesa adversária e impediu-a de cortar a bola para fora, resultando no golo da equipa da casa.

O segundo tento surgiu pouco depois, com as Navegadoras a construírem com calma, a partir de trás, fazendo o 2-0 numa boa jogada coletiva: assistência de Telma Encarnação e finalização de Carolina Mendes.

Na segunda parte, ao minuto 75, surgiu o momento do encontro, com Joana Marchão a cobrir um livre direto de forma irrepreensível, acertando ainda no poste, mas terminando no fundo das redes!

Dez minutos depois, Khýrová fez o golo da consolação das forasteiras, num belo remate, já dentro da grande área, e sem hipótese para Patrícia Morais.

Este é o primeiro triunfo de sempre das portuguesas às checas, sendo que os últimos quatro encontros terminaram com quatro derrotas, duas delas eram jogos oficiais (qualificação para o euro 2013).

Fim da partida!

Navegadoras vencem as checas pela primeira vez na história (3-1).

90' - Grande oportunidade para Portugal! Bom cruzamento de Ana Rute e Ana Dias cabeceia, mas a bola sai ligeiramente ao lado da baliza.

84' - Golo da República Checa! Excelente pontapé de Khýrová, que recebe um cruzamento já dentro da grande área, e faz o golo da consolação das checas!

82' - Patrícia Morais é obrigada a fazer a sua primeira defesa do encontro, num bom remate da adversária.

75' - Golo de Portugal! Joana Marchão cobra um livre direto de forma irrepreensível, que ainda acerta no poste, mas termina no fundo das redes!

65' - Saídas de Telma Encarnação e Carolina Mendes, entrada de Ana Dias e Maria Alagoa, que se estreia com a camisola da seleção nacional.

54' - Dupla grande oportunidade para Portugal e duas bolas consecutivas nos postes! Joana Marchão faz um belo chapéu à guarda-redes checa, mas a bola bate na trave. Na recarga, com a baliza aberta, Telma Encarnação acerta também no mesmo poste, mas com a cabeça!

Intervalo na partida!

Portugal está a vencer com dois golos nos primeiros cinco minutos!

45+2' - Canto para a seleção nacional, com Telma a estar perto do 3-0, após um mau alívio da guarda-redes, mas a bola sai ligeiramente por cima.

35' - República Checa a comandar mais o jogo nesta altura, com a seleção portuguesa a não conseguir atacar e a tentar manter esta vantagem de dois golos, até ao intervalo.

26' - Excelente remate à entrada da grande área de Carolina Mendes, que tentou bisar na partida, mas a guarda-redes adversária estava atenta e defende para canto.

15' - Jogo bastante equilibrado, com as Navegadoras a aproveitarem as duas únicas ocasiões de golo de que usufruíram.

5' - Golo de Portugal! Em cinco minutos a seleção feminina chega ao 2-0! Boa jogada coletiva, com assistência de Telma Encarnação e finalização de Carolina Mendes!

2' - Golo de Portugal! Ana Capeta inaugura o marcador ao bloquear um corte da defesa adversária, com a bola a ir parar ao fundo das redes!

Início da partida!

República Checa começa com a bola!

O onze de Francisco Neto:

As Navegadoras perderam os últimos quatro encontros, dois com a Áustria, outro com a Noruega e o mais recente com a França, em Leiria, todos para a Liga das Nações. Nessa competição, a seleção portuguesa ficou em quarto lugar, sendo despromovida para a Liga B.

Estas equipas já se defrontaram por quatro vezes, a última em 2015, com as checas a vencerem sempre. Dois desses duelos foram também amigáveis e os outros dois eram para a qualificação rumo ao Euro 2013.

Boa tarde! Portugal recebe a República Checa no Estádio António Coimbra da Mota, para um jogo amigável, antes de defrontar também a Coreia do Sul, dia 27 de fevereiro, no mesmo estádio.