V. Guimarães-Moreirense: castelo aquece com a luta pelo top-5
Estádio D. Afonso Henriques deve estar bem composto (FOTO: Vitória SC)

ANTEVISÃO V. Guimarães-Moreirense: castelo aquece com a luta pelo top-5

NACIONAL30.03.202408:15

Vitória de Guimarães e Moreirense estão separados por oito pontos, com vantagem para os homens que hoje jogam em casa; dérbi da cidade ganha interesse especial com a luta pelo 5.º lugar da Liga; equipa de Moreira de Cónegos venceu na 1.ª volta.

Vitória de Guimarães e Moreirense defrontam-se, este sábado às 15.30 horas, no Estádio D. Afonso Henriques, na 27.ª jornada da Liga. Os vimaranenses ocupam a 5.ª posição, com 50 pontos, e a equipa de Moreira de Cónegos vem logo atrás, no 6.º posto, com 42. Oito pontos separam o rivais da cidade de Guimarães que vão lutando pelo mesmo objetivo, neste momento. Um dado que aquece ainda mais o interesse neste dérbi, sendo que, na 1.ª volta, os cónegos levaram a melhor, ao vencerem por 1-0.

V. Guimarães

Os vimaranenses têm um histórico caseiro frente ao rival da cidade claramente favorável, pois nunca perderam com os homens de Moreira de Cónegos para o Campeonato Nacional. Aliás, as únicas duas derrotas, na condição de visitado, ocorreram na Taça de Portugal e em épocas consecutivas - 1998/99 na 4.ª eliminatória por 2-3 e 1999/00 nos quartos de final, por 0-1. A jogar perante o seu público, o Vitória de Guimarães permitiu três empates para a Liga, sendo que conseguiu uma série de seis triunfos consecutivos - da temporada 2012/13 a 2018/19.

Porém, voltando atrás até à 1.ª volta do campeonato, o Moreirense foi uma das poucas equipas (seis) que conseguiram derrotar o Vitória. Também foram o primeiro desaire de Álvaro Pacheco no comando técnico dos vimaranenses. O treinador, de 52 anos, assumiu a equipa na jornada 8 e somou logo três triunfos consecutivos, mas no dérbi em Moreira de Cónegos, na 10.ª ronda, foi travado, perdendo por 0-1. No que diz respeito ao registo do técnico, este infortúnio foi o primeiro de apenas quatro: para além de Moreirense, também FC Porto, Gil Vicente e Casa Pia venceram a equipa de Álvaro Pacheco.

Em caso de vitória, os conquistadores praticamente garantem pelo menos o 5.º lugar do campeonato, deixando o Moreirense a onze pontos de distância.

Para o confronto deste sábado, o médio André é ausência certa, pois vai cumprir um jogo de suspensão - acumulação de amarelos. Já Jorge Fernandes também fica de fora por lesão e a principal dúvida é com o guarda-redes.

Sistema: 3x5x2

Onze Provável: Charles; Manu Silva, Toni Borevkovic e Tomás Ribeiro; Bruno Gaspar, Tomás Handel, Tiago Silva, João Mendes e Ricardo Mangas; Jota Silva e Nélson Oliveira.

Castigado: André

Lesionados: Telmo Arcanjo e Jorge Fernandes

Jota Silva tem levado o Vitória às costas. Foto: RODRIGO ANTUNES/LUSA

Figura: Jota Silva. Depois de se ter estreado pela Seleção Nacional, o avançado, de 24 anos, regressa ao Vitória de Guimarães e aos jogos da Liga. A própria convocatória de Roberto Martínez é um claro sinal da excelente temporada que Jota está a realizar, sendo o jogador mais perigoso dos vimaranenses e que conta com 13 golos e sete assistências, até momento, estando quase a alcançar os seus melhores números de sempre.

O que disse Álvaro Pacheco: «Mais um jogo difícil como tem sido em todo o campeonato. Duas boas equipas que, neste momento, estão a lutar pelos mesmos objetivos. O Moreirense tem sido uma das equipas que tem surpreendido ao longo do campeonato. Temos de ser Vitória, ser rigorosos e não cair nas armadilhas que nos possam criar.»

Moreirense

A equipa de Moreira de Cónegos, orientada por Rui Borges tem neste dérbi uma cartada decisiva na luta pelo quinto lugar no Campeonato Nacional, procurando aproximar-se do rival Vitória de Guimarães, com um triunfo reduz a desvantagem para cinco pontos. Mas, para isso tem de fazer algo inédito.

O Moreirense nunca venceu, para a Liga, no Estádio D. Afonso Henriques e por isso a missão adivinha-se complicada para este confronto. No entanto, os cónegos vêm de um resultado positivo, com uma vitória caseira (1-0), perante o Arouca que ditou o alargar da distância para o sétimo classificado.

Antes disso, a equipa de Rui Borges vinha de dois resultados menos positivos, com o empate (0-0) caseiro com o Rio Ave e a derrota na deslocação ao reduto do Boavista (0-1). Porém, não deixa de ser uma das equipas sensação da presente temporada e, por isso, espera-se que o dérbi seja um espetáculo bem interessante. Rui Borges tem algumas baixas por lesão, nomeadamente a de Hernâni Infande que tinha ganho uma importância grande na equipa, nos últimos encontros.

Sistema: 4x2x3x1

Onze Provável: Kewin Silva; Fabiano Souza, Carlos Ponck, Maracás e Frimpong; Gonçalo Franco e Ofori; João Camacho, Alanzinho e Kodisang; Vinícius Mingotti.

Castigados: Nada a registar.

Lesionados: Jeremy Antonisse, Hernâni Infande e Madson em dúvida.

Gonçalo Franco, médio do Moreirense. Foto: IMAGO/Avant Sports

Figura: Gonçalo Franco. O médio, de 23 anos, está a realizar uma época de alto nível, tendo já despertado o interesse de outros clubes nacionais. A dupla com Ofori no duplo pivô mais defensivo do meio-campo é um dos pontos fortes desta equipa, sendo que se complementam muito bem. Gonçalo transporta e entrega a bola aos companheiros que pisam mais ofensivos, sempre com qualidade.

O que disse Rui Borges: «Já está difícil e se não ganharmos fica mais complicado encurtar a distância, mas não estamos focados apenas nisso. Vamos preparados para um jogo diferente e para defrontar um grande Vitória, que está a fazer um campeonato fantástico, com o Álvaro a fazer um grande trabalho, dentro de um clube que tem o seu espírito. É sempre um jogo muito intenso, diferente, é um dérbi. Temos de desfrutar do jogo perante um adversário com qualidade coletiva e individual.»