A análise de Miguel Mendes, jornalista de A BOLA

«Uma loucura!» A reação de Dahl ao valor que o Benfica vai pagar

Sueco diz que não lhe passava pela cabeça estar envolvido numa transferência de milhões quando jogava na segunda divisão. Revela plano de viagem para os EUA

Samuel Dahl, lateral-esquerdo sueco do Benfica, foi chamado para os jogos particulares da sua seleção com Hungria (0-2, a 6 de junho) e Argélia, terça-feira, em casa.

O jogador emprestado pela Roma às águias em janeiro foi recentemente garantido pelo Benfica, que irá pagar aos italianos €9 milhões (romanos ficam ainda com 20 por cento da mais-valia de uma futura transferência). Dahl ficará ligado aos encarnados até 2029.

Em entrevista à publicação Fotbollskanalen, numa altura em que o futuro estava quase definido, Samuel Dahl admitiu que o Benfica foi amor à primeira vista: «Tenho-me sentido muito bem desde que cheguei, por isso estou otimista em relação ao meu futuro lá.»

Os valores envolvidos na transferência causam espanto ao esquerdino: «É uma loucura. Nunca poderia imaginar uma coisa destas quando jogava na Superettan [segunda divisão da Suécia] há alguns anos. Acho difícil de aceitar. Para mim, é apenas um número. Não estou envolvido nessas transações. Mas é uma loucura ouvir esses números sobre si mesmo. Não faz sentido.»

Samuel Dahl revela que o Mundial de Clubes «será importante» para ele e já tem plano de viagem: «Vou diretamente para lá. Regresso a Portugal no dia seguinte ao jogo contra a Argélia [terça-feira] e, depois, vou para os EUA no dia seguinte.»

No Mundial de Clubes, o Benfica enfrenta Bayern, Boca Juniors e Auckland City na fase de grupos. «O mais difícil será provavelmente o fator psicológico, a necessidade constante de adaptação. Da liga, da final da Taça e da seleção nacional para o Mundial de Clubes. Vai ser uma experiência incrível», explica.

Antes de terminar, o sueco falou de férias: «Não sei se vou ter. Talvez um pouco depois do Mundial. Não reservei nada, é muito incerto.»