Tudo o que disse Roger Schmidt depois do jogo com o Aves SAD: mercado, Kokçu e Tiago Gouveia

Tudo o que disse Roger Schmidt depois do jogo com o Aves SAD: mercado, Kokçu e Tiago Gouveia

NACIONAL21.12.202323:24

Benfica apurou-se para a Final Four da Taça da Liga

No final da vitória do Benfica frente ao AVS (4-1), Roger Schmidt esteve em conferência de imprensa. Recorde tudo o que disse o técnico dos encarnados.

Que comentário faz ao jogo? «A situação antes do jogo era clara: podíamos qualificar-nos para a Final Four, conseguimos de uma boa forma, criámos muitas oportunidades, marcámos quatro golos, o adversário também mostrou qualidade, não é por acaso que está no topo da Liga 2 [2.º lugar], marcou o primeiro golo do jogo, criou ocasiões, mas merecemos vencer. Fizemos o que tínhamos de fazer. Agora, vamos pensar no Natal e, mais tarde, em janeiro, na Final Four com o Estoril

Tiago Gouveia tem poucos minutos esta época e já marcou dois golos. Pode assegurar a continuidade dele no Benfica ou o jogador já demonstrou a necessidade de jogar mais? «Todos querem jogar. O Tiago tem estado bem nos treinos, deu um passo grande ao chegar à equipa principal, depois da formação e de um empréstimo ao Estoril. Teve alguns minutos e esteve bem quando entrou. Espero que possa jogar mais na segunda metade da época, mas, no fim de contas, depende dele, tem de mostrar tudo em campo: com a bola, sem a bola, tem de ser taticamente inteligente, confiável e, depois, pode jogar em diferentes posições no ataque, como extremo ou segundo avançado. Espero que tire proveito de cada treino para progredir e cada minuto em campo para melhorar e, claro, estou aberto a qualquer jogador. No fim, não me importa. São os jogadores que decidem o tempo que jogam. Esteve bem 30 minutos e espero que continue assim.»

Com Kokçu e João Neves a equipa parece ter mais fluidez ofensiva. Falta, talvez, equilíbrio. Como se poderá encontrar esse equilíbrio? Poderá utilizar os dois com Florentino? «Kokçu esteve muito tempo lesionado, quase oito semanas fora, jogou com problemas [físicos] e estamos felizes porque, com os últimos jogos, está novamente em boa forma física. É um médio-centro completo, como João Neves, que está muito bem, Florentino e Chiquinho. Temos opções muito boas para essa posição. Também João Mário jogou nessa posição. É uma questão de equilíbrio, precisamos de controlo com a bola, de jogadores capazes de manter a bola sob pressão e tomar boas decisões no momento certo, atrair os adversários e depois ultrapassá-los e decidir. Esses jogadores podem fazê-lo, Kokçu mostrou com o SC Braga e com o Aves SAD a qualidade a jogar para a frente e a criar oportunidades, hoje fez uma assistência para o Tiago Gouveia. É isso que queremos ver dos jogadores nessa posição. São médios centro e também responsáveis pelo equilíbrio a defender, estar em frente da linha defensiva é uma missão difícil, mas precisamos deles no ataque, para servir os avançados na posição e nos momentos certos. Todos os jogadores estão muito bem e de momento João Neves e Kokçu são titulares.»

Aursnes tem sido o lateral-direito. É uma prioridade contratar um lateral-direito? «Sabemos que Aursnes é muito adaptável a diferentes posições. Alexander Bah está lesionado há meses, Aursnes jogou muitos jogos a lateral-direito e sentimos que está melhor a cada jogo, a relação com Ángel [Di Maria] é top, é difícil defendê-los. A grande qualidade de Aursnes adaptar os movimentos em relação a quem está à frente dele, consegue deixar os jogadores à frente dele em boa posição e os últimos passes dele são muito bons, já tem muitas assistências. No entanto, esperamos com Bernat, Neres e Bah possam regressar aos treinos em janeiro e serão quase como reforços porque estiveram quase fora toda a época. Serão como novos jogadores e veremos o que será possível ou necessário no mercado, também estará dependente da recuperação destes jogadores.»

Uma mensagem de Natal para os adeptos: «Que todos se divirtam nos próximos dias sem futebol. É uma pausa curta, mas muito boa para todos nós, para estarmos com a nossa família. Estou muito feliz, porque para todos nós, para os benfiquistas, é muito importante estarmos felizes com a situação e com as três vitórias em três competições em nove dias melhorámos muito a nossa situação, tudo ainda é possível. Quero agradecer a todos os adeptos pelo apoio e precisamos deles depois do Natal. A época ainda não acabou e o momento decisivo está muito próximo.»