Trubin defende penálti e compromete depois: Casa Pia empata Benfica na Luz
Casa Pia festeja golo do empate na Luz (Foto: FILIPE AMORIM/LUSA)

Trubin defende penálti e compromete depois: Casa Pia empata Benfica na Luz

NACIONAL28.10.202320:17

Ouvem-se assobios na Luz após o final da partida. Apenas quatro dias após ter sido derrotado em casa pela Real Sociedad, pela Liga dos Campeões, o Benfica voltou a não conseguir vencer em sua casa, desta feita pela Liga, empatando com o Casa Pia (1-1).
Os gansos acreditaram na sua fortuna e foram premiados com o esforço com um remate de Larrazabal, a partir de ângulo apertado, que permitiu ao conjunto visitante alcançar um importante ponto em casa do atual campeão nacional.

Acabou o jogo. Benfica 1, Casa Pia 1.

90+1': Ricardo Batista segura - por duas vezes - o empate, primeiro defendendo um cabeceamento de Gonçalo Guedes e também a insistência de João Neves, afastando o remate para canto.

Tempo adicional: 7 minutos.

87': Dupla substituição no Benfica, com as entradas de Chiquinho e Gonçalo Guedes pelas saídas de Florentino Luís e João Mário.

87': Dupla substituição no Casa Pia, com a entrada de Geraldes para a saída de Larrazabal e ainda a entrada de Samuel Justo pela saída de Pablo Roberto.

86': O Benfica fica muito perto de retomar o comando do marcador! Florentino cabeceou ao travessão e a bola ainda embateu no corpo de Ricardo Batista, mas o guardião conseguiu reagir e agarrar o esférico antes que Florentino conseguisse a recarga.

85': Primeira oportunidade de remate para Tengstedt, com o dinamarquês a atirar rasteiro e de ângulo já reduzido para defesa de Ricardo Batista para canto.

82': Dupla substituição no Casa Pia, com as entradas de Tiago Dias e Clayton pelas saídas de Jajá e Felippe Cardoso.

81': Golo do Casa Pia! Larrazabal volta a ganhar na profundidade, pela direita, após excelente abertura tirada por Beni a partir do meio-campo. O espanhol acreditou e rematou apesar do reduzido ângulo de que dispunha, atirando ao poste mais próximo e surpreendendo Trubin.

80': Muito perigo junto à baliza do Benfica: Soma ganha em velocidade pela direita e cruza rasteiro, com a bola a atravessar toda a área benfiquista sem que tenha surgido um desvio decisivo.

Assistência: 57.240 espectadores.

74': Substituição no Benfica, com a entrada de Tengstedt para a saída de Arthur Cabral.

73': Cartão amarelo para Florentino Luís (Benfica).

72': Substituição no Casa Pia, com a entrada de Beni para o lugar de Neto.

71': Cartão amarelo para Pablo Roberto (Casa Pia).

71': Nova situação de remate para Arthur Cabral, mas muito por alto. Mérito para Pablo Roberto e João Nunes, do Casa Pia, que condicionaram a ação do brasileiro e não lhe concederam grande espaço de manobra.

66': Di María já se fez notar - cerca de um minuto após entrar em campo, o argentino encontrou espaço para rematar e obrigou o guardião do Casa Pia a muito boa intervenção.

64': Dupla substituição no Benfica, com as entradas de David Jurásek e Ángel Di María pelas saídas de Juan Bernat e David Neres.

63': Golo invalidado ao Benfica. António Silva surgiu bem no interior da área a cabecear sem hipóteses para Ricardo Batista, mas encontrava-se em fora-de-jogo e o lance foi imediatamente invalidado.

60': Trubin novamente decisivo na baliza do Benfica, a defender com os pés um cruzamento/remate de Gaizka Larrazabal, que ganhou pela direita em velocidade, com excelente movimento, e surgiu com perigo na área encarnada.

54': Trubin defende o castigo máximo! Grande intervenção do ucraniano, adivinhando o lado escolhido por Felippe Cardoso - o esquerdo - para o qual o brasileiro atirou, sem sucesso.

52': Penálti para o Casa Pia! Jajá invadia a área benfiquista pela direita e foi derrubado por Florentino Luís, que chegou atrasado ao lance e derrubou o brasileiro com o seu tackle.

Início da segunda parte.

O forcing do Benfica em busca da vantagem acabou por surtir efeito já perto do intervalo através do remate certeiro de João Mário. As águias dominam a posse de bola e haviam rematado com maior frequência - seis remates contra dois do adversário - mas o Casa Pia defendia-se com segurança e quase transportou o nulo até ao intervalo.

Intervalo! Benfica 1, Casa Pia 0.

45+1': O Benfica aproxima-se do 2-0! Arthur Cabral consegue o remate em zona frontal, em esforço, e a bola saiu junto ao poste esquerdo da baliza casapiana.

Tempo adicional; 1 minuto.

44': Golo do Benfica! João Mário desbloqueou o resultado já muito perto do intervalo com uma receção orientada seguida de remate pronto, quando ainda entrava na área adversária, não concedendo quaisquer possibilidades de defesa a Ricardo Batista.

41': Cartão amarelo para Gaizka Larrazabal (Casa Pia).

39': O Casa Pia conseguiu voltar a ter alguma bola e regressar ao meio-campo adversário, com Jajá a procurar a meia distância, mas o remate saiu denunciado e Trubin limitou-se a controlar.

35'. O Benfica intensifica a pressão junto da área do Casa Pia e volta a visar a baliza adversária, desta feita por Rafa numa tentativa de remate de calcanhar em antecipação a Zolotic, que procurava evitar o remate do criativo benfiquista - a bola passou perto do poste esquerdo.

34': Novamente Ricardo Batista a mostrar-se seguro na defesa do Casa Pia: David Neres conseguiu penetrar a área casapiana e atirar, descaído para a direita, mas o guardião defendeu com segurança.

24': Responde o Benfica, com boa oportunidade! Arthur Cabral conseguiu captar um cruzamento tirado pela direita, matar com o peito e atirar bem direcionado, mas Ricardo Batista reagiu com defesa apertada, afastando o perigo da sua baliza.

20': Primeira situação de algum perigo e pertenceu à equipa visitante: boa movimentação entre os dois homens que se ocupam da ala esquerda do Casa Pia, com Soma a cruzar para cabeceamento de Lelo no interior da área, pouco por cima da baliza benfiquista.

19': Felippe Cardoso (Casa Pia) e Otamendi (Benfica) ficam queixosos após uma intervenção do central argentino, na qual a bola embateu no atacante brasileiro do Casa Pia e perdeu-se pela linha final. Ambos recuperaram com prontidão e o jogo seguiu.

16': Primeiro remate propriamente dito por parte do Benfica, porém sem qualquer perigo; bem a defesa do Casa Pia a condicionar o ataque encarnado e Arthur Cabral tentou cabecear, em esforço, para a bola chegar sem perigo às mãos de Ricardo Batista.

Estão ultrapassados os primeiros dez minutos, ainda sem situações de perigo de parte a parte - apenas uma tentativa de remate de Rafa, contra um defesa adversário, entra nos dados estatísticos. Mais posse de bola para o Benfica e o Casa Pia já dispôs de um canto, porém sem perigo.

Começa o jogo!

Os jogadores de Benfica e Casa Pia já estão alinhados no relvado. A partida irá iniciar-se dentro de instantes.

As equipas recolhem aos balneários.

As equipas já realizam exercícios de aquecimento no relvado.

Ambiente do Estádio da Luz minutos antes do aquecimento para o encontro entre Benfica e Casa Pia. Foto: DR.

Cláudio Pereira é o árbitro do encontro. João Pinheiro estará no VAR.

Insta story de Petar Musa, a assistir ao jogo entre Benfica e Casa Pia devido a uma amigdalite que o afasta da partida.

Florentino, porém, não está sozinho no que se refere a alterações no onze encarnado: também Juan Bernat e Arthur Cabral integram o onze, rendendo David Jurásek (por opção) e Petar Musa (a contas com uma amigdalite), completando as três alterações ao onze que disputou a 3.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Depois de ter protagonizado um dos tópicos da conferência de antevisão de Roger Schmidt esta sexta-feira, Florentino Luís constitui a grande novidade no onze do Benfica, rendendo Alexander Bah que havia sido titular na receção à Real Sociedad, a meio da semana pela Liga dos Campeões - Fredrik Aursnes voltará a alinhar como lateral direito, como tem sucedido sempre que Bah não figura no onze encarnado. 

Eis o onze do Benfica: Trubin; Aursnes, António Silva, Otamendi e Bernat; Florentino e João Neves; Neres, Rafa e João Mário; Arthur Cabral

No que diz respeito ao Casa Pia, a principal novidade está na inclusão de Jajá, possibilidade sobre a qual A BOLA deu conta no decorrer da semana - que cumpre o primeiro jogo como titular ao serviço dos gansos. Confirma-se também que João Nunes mantém a titularidade no trio de centrais; o capitão Vasco Fernandes continua fora dos convocados.

Eis o onze do Casa Pia: Ricardo Batista; João Nunes, Fernando Varela e Zolotic; Gaizka Larrazabal, Neto, Pablo Roberto e Leonardo Lelo; Jajá, Felippe e Yuki Soma

Estes são os suplentes do Benfica: Samuel Soares, Morato, Jurásek, Tomás Araújo, Chiquinho, Tiago Gouveia, Di María, Gonçalo Guedes e Tengestedt

Estes são os suplentes do Casa Pia: Lucas Paes, Tchamba, Beni, Geraldes, Telasco, Serobyan, Tiago Dias, Samuel Justo e Clayton

Já estão disponíveis os onzes

Roger Schmidt faz três mexidas na equipa: entram Bernat, Florentino e Arthur Cabral

Boa tarde. Acompanhe em direto o Benfica-Casa Pia, para a 9.ª jornada da Liga