Treinador luso aplaude escolha do SC Braga: «Ter sido adjunto de Guardiola é enorme selo de qualidade»
O negócio está fechado, a oficialização acontecerá a partir da próxima semana. Carlos Vicens é o novo treinador do SC Braga, mas os arsenalistas aguardam pelo final da Premier League — o Manchester City defronta amanhã (16h) o Fulham na 38.ª e última ronda — para apresentarem o espanhol, de 42 anos, como sucessor de Carlos Carvalhal.
Mas desde que passou a ser do conhecimento público que Vicens iria comandar a nau minhota a partir da próxima temporada, o universo bracarense ficou, naturalmente, expectante sobre o nome escolhido pela SAD liderada por António Salvador.
Foi nesse sentido que A BOLA esteve à conversa com um treinador português que conhece bem o seu homólogo espanhol: João Daniel Rico. Ambos privaram durante a Pós-Graduação em High Performance Football Coaching, na Faculdade de Motricidade Humana (e onde o maiorquino foi o melhor aluno do curso), bem como durante um estágio que João Daniel Rico fez na equipa de sub-18 do Manchester City, então orientada por Carlos Vicens. O luso não pouca nos elogios ao colega e amigo.
«O Carlos é alguém que se preparou para vir a ser um treinador de topo e teve como mestre, nestas últimas quatro épocas, talvez o melhor treinador da história do futebol. Começou nos escalões de formação do City antes de chegar à primeira equipa e terá também uma visão particular sobre a forma de integrar talento jovem, algo que parece fazer todo o sentido na estratégia do SC Braga», projeta.
E o que esperar dos guerreiros com Vicens ao leme?: «Uma equipa com princípios bem definidos, a querer ter bola e recuperá-la o mais rapidamente possível, com os jogadores bem posicionados em todos os momentos, sempre com o objetivo da geração de novas soluções ao portador da bola nos espaços de intervenção, ajuda mútua e cooperação.»
O percurso do técnico espanhol está muito ligado a Guardiola e esse dado é bastante relevante.
«É um selo de qualidade pois é alguém super exigente com os que com ele trabalham. O Carlos Vicens tem todo o conhecimento para deixar a sua marca em Braga», acrescentou, de forma convicta, João Daniel Rico, que já treinou na formação do Al Sharjah (Emirados Árabes Unidos) e também Vidigueira, SC Viana e Serpa, sendo que mais recentemente foi coordenador técnico da AF Beja.
Sugestão de vídeo:
Artigos Relacionados: