Treinador do Vasco polémico: «É complicado quando o VAR é uma mulher»
Ramon Diaz, treinador do Vasco da Gama (Imago)

Treinador do Vasco polémico: «É complicado quando o VAR é uma mulher»

INTERNACIONAL18.04.202410:48

Argentino Ramon Diaz retratou-se, mas mal estava feito

Declarações que vão rodar o mundo. O treinador do Vasco, Ramón Díaz, criticou a arbitragem da derrota frente ao Bragantino por 1-2 e a do jogo anterior, de estreia no Brasileirão, frente ao Grêmio.

Mas a escolha de argumentos não terá sido a melhor. «Em relação aos árbitros, não podemos falar muito, há o VAR... Na última partida, em casa, uma senhora, uma mulher, foi penálti e interpretou de outra maneira. O futebol é diferente», referiu.

«O VAR ser uma mulher... Acho que é complicado fazer isso, porque o futebol é tão dinâmico, com decisões tão rápidas. Hoje não sei se o árbitro viu num penálti ao nosso avançado, foi chutado, não sei se foi. O Vasco está a crescer, a tornar-se mais compertitivo — disse Ramón.

Perante o eco que as suas palavras tiveram, o clube pediu desculpa e o argentino de 64 anos tentou emendar meia hora depois, já fora do estádio.

«Interpretou-se mal a minha declaração, quero pedir desculpas. O que quis dizer é que uma só pessoa não pode ter uma decisão tão importante, falei sobre a participação do VAR nas decisões tão importantes que estão em jogo. Interpretou-se mal, peço desculpas, não era minha intenção…»

O lance reclamado por Ramón Diaz é referente ao jogo contra o Grêmio, em que é estudado um possível penálti para o Vasco; ao rever a jogada, Daiane Muniz, responsável pelo VAR no jogo, considerou inicialmente que houve penálti, mas voltou atrás e não recomendou a revisão ao árbitro.

 O Vasco lamentou a declaração classificada como machista e pediu desculpas: «O Vasco da Gama lamenta a declaração do técnico Ramón Díaz e reafirma o compromisso de reforçar as medidas e diretrizes educativas necessárias de acordo com suas determinações, valores e princípios. Pedimos, assim como o nosso técnico, desculpas.»