Hjulmand a levantar o troféu de campeão. Bastou um ano para absorver os ideias do Sporting e herdar a braçadeira de capitão de equipa de Coates

Sporting quer fazer de Hjulmand a nova bandeira do clube

Assédio ao capitão era temido em Alvalade e começam a aparecer pretendentes... Profissionalismo e atitude tidos como exemplo que até pode valer prémio contratual na próxima época. Só sai pela cláusula

Terminada a temporada com a glória da dobradinha, o Sporting foi de férias e o defeso trouxe o mercado para a ribalta. No capítulo das saídas sabia-se que Gyokeres daria que falar, numa transferência anunciada mas que tarda, e havia um receio na administração leonina: Morten Hjulmand. O capitão de equipa dos leões é tão importante que a sua saída é um dos principais medos dos leões, que temiam assédio estival ao dinamarquês. Agora surgem pretendentes mas o Sporting vai agarrar o médio: quer fazer dele uma bandeira do clube e até pode premiá-lo com novo contrato mais adiante na temporada, assim se confirme a continuidade.

Os verdes e brancos não querem apenas manter um grande jogador, esteio no meio-campo de Rui Borges, querem ficar com um líder dentro de e fora de campo, um exemplo de profissionalismo com atitude exemplar que herdou a braçadeira de capitão de Sebastián Coates mas que os leões pretendem que seja um símbolo ainda maior do que o uruguaio.

Exemplo até no caso Gyokeres

Hjulmand demorou apenas um ano a conquistar a braçadeira de capitão de equipa, porque bastou um ano para absorver os ideais do Sporting. E no final da segunda temporada em Alvalade, com campeonato e Taça de Portugal conquistadas, o camisola 42 falou do caso Gyokeres.

«Compreendo que tenha ambições para ir para um dos melhores clubes do mundo, mas também tem de perceber que tipo de clube o Sporting é», avisou Hjulmad. E por estas palavras entendem os leões que têm realmente algo precioso no plantel que é preciso agarrar. E premiar.

A Juventus, já se sabe, está muito atenta ao médio de 26 anos. Inter e Tottenham também já foram associados a Hjulmand nestas últimas semanas e por isso os leões a escudarem-se nos 80 milhões de euros da cláusula de rescisão.

Hjulmand foi contratado ao Lecce, por 18 milhões de euros em 2023 — na altura a 2.ª maior compra do clube, só atrás de Gyokeres (20 milhões), hoje 3.ª depois dos 19 milhões de Harder. Assinou contrato válido até 2028 e ficou com cláusula de 80 milhões de euros. A ficar, como todos pretendem, poderá então ter o prémio de alta no contrato, no vencimento, nos anos e até na cláusula. A braçadeira de capitão é dele que é a nova bandeira do Sporting.

Chega segunda-feira

Internacional pela Dinamarca, Hjulmand esteve ao serviço da seleção em junho, depois de terminada a época em Portugal. Está por isso ainda de férias. O Sporting começou a pré-temporada na terça-feira mas o médio, como os restantes internacionais, juntam-se ao grupo de Rui Borges na segunda-feira.

Sugestão de vídeo

Jantar de fim de época dos leões teve vários momentos de diversão. Temporada verdadeiramente histórica, marcada pela conquista do bicampeonato
0 seconds of 1 minute, 0Volume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
01:00
01:00