Sporting: Manchester United chega aos 60 milhões por Gonçalo Inácio
O Manchester United prepara proposta por Gonçalo Inácio e vai chegar aos 60 milhões de euros inscritos na cláusula de rescisão do central de 22 anos, valor único pelo qual a administração do Sporting admite a transferência de um jogador considerado imprescindível pelo treinador Rúben Amorim. Os red devils poderão no entanto, segundo apurou A BOLA, negociar com os leões o alargamento dos prazos de pagamento ou objetivos que façam a operação ser parcelada no tempo.
As boas relações que existem entre os dois clubes, construídas desde 2003 com a transferência de Cristiano Ronaldo e reforçadas com Nani, Marcos Rojo e mais recentemente Bruno Fernandes, podem facilitar a operação, sendo certo que, no final das contas, os leões terão de encaixar os 60 milhões da cláusula de rescisão.
Há muito que o Manchester United segue Gonçalo Inácio e tal como noticiámos na terça-feira o clube inglês já encetou contactos exploratórios e prepara-se então para avançar com uma proposta nos próximos dias.
O leão é alvo preferencial dos red devils e a administração verde e branca terá de precaver-se para eventual saída de um dos elementos mais importantes do plantel. Ou seja, na saída do internacional português, os leões irão ao mercado colmatar a ausência. Seria o segundo defesa-central contratado para 2024/2025, depois do belga Zeno Debast, que representava o Anderlecht e custou aos verdes e brancos 18 milhões de euros.
Gonçalo Inácio, que renovou contrato com os leões em agosto de 2023 - está agora ligado aos verdes e brancos até junho de 2027 -, há muito que é seguido sobretudo em Inglaterra, onde também tem sido apontado ao Liverpool, cenário que poderia ganhar mais força se Rúben Amorim tivesse sido o escolhido para substituir Jurgen Klopp no comando técnico dos reds e não o neerlandês Arne Slot, ex- Feyenoord. Também o Newcastle chegou a ser apontado como possível porto de abrigo para o central do Sporting, mas essa possibilidade foi perdendo força - Diomande, companheiro de defesa de Gonçalo Inácio, é igualmente há muito seguido pelo emblema no norte de Inglaterra, mas também no seu caso nunca nada se concretizou. Já Inácio no Manchester United tem muito para acontecer.
A vestir a nossa camisola desde 2012… e a história vai continuar 🦁@Goncaloinacio25 renova até 2027 🟢⚪️ pic.twitter.com/T64PGzPZOb
— Sporting CP 🏆 (@SportingCP) August 17, 2023
Recorde de jogos numa só época igualado
Nas duas últimas temporadas, Gonçalo Inácio esteve em campo 108 vezes, entre presenças pelo Sporting e pela Seleção Nacional. O defesa-central de 22 anos realizou precisamente 54 jogos em cada uma das temporadas e é, pois, previsível que venha a estabelecer um novo máximo de carreira em 2023/2024, em função dos encontros de preparação e das partidas do Campeonato da Europa.
Para já, o recorde de carreira do jogador está igualado, depois de nesta terça-feira ter jogado por Portugal no particular com a Finlândia. Na presente temporada, o central leonino esteve em 49 jogos do Sporting e 5 da Seleção Nacional.