Sporting liga alarme central
Diomande e Gonçalo Inácio têm mercado, St. Juste está lesionado. ASF

Sporting liga alarme central

NACIONAL06.12.202320:28

Administração leonina obrigada a acelerar ida ao mercado; assédio a Gonçalo Inácio e Ousmane Diomande e lesão de St. Juste preocupam SAD dos verdes e brancos; contratação de defesa ganha estatuto prioritário

O alerta na defesa leonina já estava dado, uma vez que o assédio a Gonçalo Inácio e Ousmane Diomande aconselhava a administração do Sporting a ter preparado plano de ação para colmatar saídas indesejadas. Os verdes e brancos, que vão perder o marfinenses em janeiro, altura em que estará no Campeonato Africano das Nações (CAN), já procuravam um central para inscrever na janela de inverno do mercado, dossiê que vai acelerar com a lesão (mais uma) de St. Juste, defesa de inegável qualidade mas demasiadas vezes de fora das opções de Rúben Amorim devido a constantes problemas físicos.

O treinador dos leões não está a contar com saídas em janeiro. Nem ele nem a administração que, no entanto, sabe que propostas pelo valor das cláusula de rescisão serão fatais. A janela de inverno, curta e a meio da temporada, não é tão propícia a mudanças como a de verão, ainda assim foi em janeiro de 2020 que, por exemplo, Bruno Fernandes saiu para o Manchester United por 55 milhões de euros e mais recentemente, na época passada, o Tottenham contratou Pedro Porro, numa operação financeira que ficou concluída no verão, nos 45 milhões.

Gonçalo Inácio e Diomande assumem a esquerda e a direita no trio defensivo leonino. ASF

Por isso os verdes e brancos começaram cedo a estudar o mercado de centrais. Porque Diomande, 19 anos, vai participar no CAN mas também porque o assédio começa a ganhar proporções maiores e os clubes, da Premier League, estão todos capacitados para, querendo, chegar aos 80 milhões da cláusula. Diomande, que está em processo de renovação de contrato, também quer ficar em Alvalade, pelo menos até final da temporada, para ajudar na conquista do desejado título nacional, mas os nomes de Manchester City, Newcastle, Manchester United e Chelsea não deixam ninguém indiferente.

Por outro lado, Gonçalo Inácio está na mesma situação do marfinense. Não na questão da seleção em janeiro mas na do assédio. Apontado já várias vezes a Real Madrid, a SAD leonina pretende fazer com  o internacional português de 22 anos encaixe na ordem dos 60 milhões de euros, mas apenas no verão, para depois atacar as contratações — à imagem do que aconteceu este defeso com Manuel Ugarte, que por esse valor seguiu para o PSG. Mas não pode controlar a chega prematura de proposta dessa grandeza...

Mais uma lesão de St. Juste

A entorse no tornozelo esquerdo que St. Juste contraiu no jogo com o Gil Vicente (3-1) veio ligar ainda mais o alarme central em Alvalade. Numa altura em que começava a jogar com regularidade, depois de ter perdido a parte final de 2022/2023 e a pré-época de 2023/2024, o neerlandês de 27 anos entra para a sexta paragem devido a lesão desde que chegou a Alvalade, no verão de 2022. Mais um contratempo às portas da ida de Diomande para o CAN e em que St. Juste se perfilava como o natural titular no lado direito do trio de centrais que Rúben Amorim sempre apresenta.

Sporting: St. Juste não joga mais este ano

5 dezembro 2023, 21:52

Sporting: St. Juste não joga mais este ano

Central sofreu um entorse no tornozelo esquerdo; tempo de paragem não está completamente definido: algumas semanas (dependendo da evolução do neerlandês; é a sexta paragem por lesão desde que chegou a Alvalade

Assim, ficam Luís Neto e Eduardo Quaresma na calha para assumir a posição — o primeiro, aos 35 anos, um dos mais experientes do plantel, o segundo um jovem de 21, que estava a ser equacionado para empréstimo, cenário que agora pode perder força. Ou então o novo jogador para o lugar. Numa primeira abordagem, e quando Gonçalo Inácio começou a ser indicado a clubes como o Real Madrid, a ideia passava pela contratação de um esquerdino, agora não será necessariamente para o lado esquerdo que chegará reforço.

Há vários jogadores referenciados, como Ousmane Diao, emprestado pelo Midtjylland ao Mafra, operação sempre na ordem do que custou Diomade há um ano (€7,5 M), também cedido pelos dinamarqueses ao clube da Liga 2. O leão estuda o mercado mas vai avançar rapidamente.

OS CENTRAIS DO PLANTEL

Em processo de renovação de contrato, que termina em 2027, vai para o CAN em janeiro e tem clubes da Premier League à perna...

Qualidade inquestionável, lesões mil. Vai na sexta desde que chegou ao Sporting quando se perfilava para ser o substituto de Diomade à direita no trio central.

Está no último ano de contrato, aos 35 anos vale pela experiência que empresta numa altura em que o futuro pode passar por outras funções em Alvalade.

Tem esta época apenas 66 minutos e estava na calha para empréstimo. Aguarda agora para ver o futuro da defesa numa altura de indefinição.

Na última época de contrato, é o capitão da defesa e da equipa. O Sporting vai renovar-lhe o contrato, ele que já é o estrangeiro com mais jogos pelo leão (344).

A saída está programada mas apenas para verão. ASADquer fazer do internacional o novo Ugarte, que neste verão rendeu 60 milhões de euros.

Lateral-esquerdo de raiz, o brasileiro é muitas vezes opção para defesa-central, por esse lado, para fazer a vez de Gonçalo Inácio.