Sporting: há mais um tubarão de olho em Gyokeres
Viktor Gyokeres, avançado sueco de 25 anos. IMAGO

Sporting: há mais um tubarão de olho em Gyokeres

NACIONAL26.03.202408:00

Aperta-se o cerco ao sueco: PSG também pode entrar na corrida; goleador leonino fez acordar os gigantes que têm capacidade para chegar aos valores pretendidos pelos leões; há uma corrente no clube francês que olha para o avançado como potencial reforço

Há mais um tubarão no lago onde nada Gyokeres: o Paris Saint-Germain entra no lote de equipas que seguem com muita atenção o goleador de 25 anos do Sporting e com isso o cerco aperta-se cada vez mais ao sueco. A administração leonina até o quer segurar, mas clubes que realmente podem chegar ao valor da cláusula de rescisão, 100 milhões de euros já estão a cercá-lo e com isso a porta de saída a abrir-se cada vez mais a um avançado que não só marca imenso e dá a marcar muito como revolucionou a forma do Sporting jogar.

O fenómeno Gyokeres acordou os gigantes. Em Inglaterra, onde o goleador jogou cinco temporadas - no Brighton nos sub-21, sub-23 e equipa A; no Swansea; no Coventry, onde se destacou como melhor marcador do Championship e de onde saiu rumo a Alvalade, no passado verão, a troco de 20 milhões de euros, tornando-se na mais cara contratação da história do emblema leonino -, mas onde deixaram passar a oportunidade de o levar para a Premier League no verão, fala-se cada vez mais no avançado sensação do Sporting. Arsenal e Chelsea apontados como principais candidatos a poderem avançar para o jogador e mais clubes com ele debaixo de olho, embora com menos argumentos financeiros para o poder contratar.

Agora, sabe A BOLA, há uma corrente dentro do Paris Saint-Germain que olha para Gyokeres como potencial reforço. Mais um tubarão a meter o sportinguista no radar, mais um clube que realmente pode satisfazer a intenção da administração leonina de só o deixar sair mediante venda recorde, tendo como referência os 100 milhões de euros da cláusula de rescisão acordada na hora da assinatura do contrato, a mais alta do plantel leonino e que em Alvalade só teve equivalente em Bruno Fernandes - em janeiro de 2020 o médio saiu para o Manchester United, por 55 milhões de euros, à data a mais cara venda dos verdes e brancos, ultrapassada no passado verão por Manuel Ugarte, por 60 milhões de euros, precisamente para o... PSG.

As relações entre os dois clubes são então boas, o que facilitaria sempre uma negociação, mas não vale a pena a qualquer pretendente acenar com muito menos dos 100 milhões de euros: levará uma nega.

Preparado para levá-la, se não rever em alta a intenção de avançar com proposta acima dos 50 milhões de euros, está o Milan, mesmo com o fator Z como trunfo na manga - o fator Zlatan Ibrahimovic, assim lhe chamou a Gazzetta dello Sport, que na edição do passado sábado avançou com o intensificar do interesse dos rossoneri  em Gyokeres. A antiga glória sueca, que teve duas passagens pelo emblema de Milão, onde terminou a careira na época passada, é agora superconsultor da empresa proprietária do clube do norte de Itália e um dos ídolos do goleador do Sporting. A antiga megaestrela pode ter muita influência sobre o compatriota na hora de fazer uma escolha, pois a concorrência do Milan será grande e poderosa, sobretudo da Premier League.

O caro que sai barato...

Contratado no passado verão por 20 milhões de euros, o valor final da aquisição de Gyokeres poderá chegar chegar aos 24 milhões, mediante o concretizar de objetivos, um deles já cumprido, os 25 golos, o que se traduziu já em 1 milhão de euros extra. Uma compra que poderia ser considerada cara, não fosse o desempenho do avançado, já barato pela performance desportiva - em 39 jogos em que já participou de leão ao peito marcou 36 golos e fez 13 assistências - e que pode render então um encaixe financeiro recorde, que juntando a uma fundamental qualificação para a milionária Liga dos Campeões permitirá encarar a janela de transferências de verão com desafogo.

2028

Ano em que termina o contrato de Viktor Gyokeres com o Sporting. O internacional sueco chegou a Alvalade no verão de 2023 e custou 20 milhões de euros.

O PSG surge então como mais recente pretendente de Viktor Gyokeres, milionário clube da capital francesa, propriedade do grupo Qatar Sports Investments, e que não terá problemas em chegar ao valor que a administração leonina considera justa pela transferência. Com o passar da temporada e com o internacional sueco a manter o rendimento a um nível elevadíssimo, em Alvalade acredita-se que o verão poderá mesmo marcar a saída de Gyokeres e por isso já preparam esse cenário com alternativas (ver página 11). Tal como estão prontos para a saída de um ou de dois centrais: Gonçalo Inácio e/ou Ousmane Dioumande

55

Em milhões de euros, o valor de mercado que o site especializado Transfermarkt atribuiu a Gyokeres. Quando chegou ao Sporting atribuía-lhe 13 milhões de euros

Plano para aumentar a cláusula

Os agentes de Viktor Gyokeres preparam viagem a Portugal para abril e nessa altura será natural conversarem com os administradores sportinguistas, encontro que poderá ser aproveitado para os verdes e brancos fazerem uma primeira abordagem a um plano que pode ganhar forma no defeso, como forma de tentar segurar o goleador sueco mais uma temporada: subida da cláusula de rescisão - fala-se para valores na ordem dos 120 milhões de euros - com natural aumento de ordenado, sempre forma de seduzir ainda mais à continuidade de um jogador que em Portugal e em particular em Alvalade se sente verdadeiramente como em casa.

A administração sportinguista não colocou a cláusula de rescisão de Viktor Gyokeres nos 100 milhões de euros por acaso. Ou seja, desde o dia em que contratou o avançado ao Coventry, por 20 milhões de euros, que tinha a expectativa de o goleador poder tornar-se na mais cara venda de sempre do clube. Cenário a ganhar força a cada dia que passa e que por isso naturalmente merece medidas a pensar numa forma de seduzir o jogador para uma possível continuidade. A qualificação para a Liga dos Campeões também serve para isso, mas os pretendentes do jogador também terão esse argumento para jogar, bem como um ordenado chorudo para oferecer...