Sporting: «Gyokeres está num patamar superior, é mesmo incrível»
Gyokeres é figura máxima do ataque leonino: já marcou 27 golos (Miguel Nunes/ASF)

Sporting: «Gyokeres está num patamar superior, é mesmo incrível»

NACIONAL31.01.202423:00

Avançado sueco deixa todos rendidos; Luís Vidigal é um dos que se delicia a vê-lo jogar; antigo jogador dos leões diz não se lembrar de um avançado tão completo como este

É, sem dúvida, o jogador com mais impacto no futebol português atualmente. O Sporting dá por bem gasto cada cêntimo na contratação daquele que é o jogador mais caro da história do emblema de Alvalade — €20 milhões mais quatro por objetivos — e Gyokeres tem feito as delícias dos amantes do futebol. 

Em declarações a A BOLA, Luís Vidigal, antigo médio defensivo do Sporting, campeão nacional em 1999/2000, enaltece o sueco de 22 anos, que em muito tem contribuído para o ataque avassalador dos leões na presente época: só à sua conta são 24 os golos marcados, num total de  84 nas provas em que a equipa está envolvida. 

Luís Vidigal (Nuno Veiga/ASF)

«O maior elogio que lhe posso fazer é dizer que é difícil compará-lo a alguém. É um jogador diferente. Dá soluções na direita, na esquerda, nos corredores laterais, na zona frontal, entrelinhas, no um para um, na velocidade, é forte na condição física, técnica e taticamente. Dá constantes alternativas, mesmo quando está sob pressão. É mais do que um simples avançado, é um autêntico canivete, neste caso, sueco [risos]

Permite que outros se mostrem

Falamos de um jogador de equipa, que, segundo aponta Vidigal, permite que outros jogadores possam sobressair na equipa.

Não me lembro de um avançado assim. Um grande profissional, é humilde e mostra respeito pelos adversários e adeptos

«O Gyokeres consegue criar a partir da esquerda, fletindo para dentro da área, faz o mesmo movimento a partir da direita, no centro é um autêntico matador, nas entrelinhas, a jogar de costas para a baliza, com apoio para atacar em terreno frontal. E mais: por exemplo, no último jogo [frente ao Casa Pia, marcou um bis na goleada por 8-0] vimo-lo em terrenos mais recuados a fazer tarefas que faziam Ugarte, Palhinha e agora Morita, e, à conta disso, é normal que outros jogadores tenham vindo a sobressair, casos de Edwards e Trincão, cujo crescimento tem que ver com o facto de ficarem mais libertos face ao policiamento que é feito a Gyokeres», destaca. 

Gyokeres e Tincão (GrafisLab)

É um regalo, que Luís Vidigal não se cansa de elogiar: «Não me lembro de um avançado assim. Um grande profissional, é humilde e mostra respeito pelos adversários e adeptos. Gyokeres está num patamar superior, é mesmo incrível. Surpreende jogo após jogo.»