Sporting em Dortmund contra 81.365 (menos 2000)

NACIONAL19.02.202509:15

Estádio do Borussia teve sempre os mesmos espectadores nos quatro jogos da Champions esta época: lotação máxima no recinto com melhor média de assistências na Europa, com taxa de ocupação de 100 por cento na prova continental e de 99,9 por cento no campeonato. Mas há 2000 leões que acreditam numa missão (quase) impossível e vão estar a apoiar a equipa contra o muro amarelo

DORTMUND - Há um número que diz tudo sobre o que é jogar no Signal Iduna Park, casa do Dortmund: 81.365. É esta a lotação do estádio onde o Sporting joga esta quarta-feira, foram precisamente 81.365 os espectadores que assistiram aos quatro jogos da Uefa Champions League que esta época já lá se realizaram, receções a Celtic (7-1), Sturm Graz (1-0), Barcelona (2-3) e Shakhtar (3-1). Serão 81.365 que vão receber os leões para o jogo da segunda mão do ‘play-off’ da prova continental.

Num recente estudo do site Stadium DB e tendo em conta apenas jogos dos campeonatos nacionais, a conclusão foi clara: o Dortmund é o clube com a maior média de espectadores na Europa. Não foram 81.365 mas ‘apenas’ 81.305, ou seja, ocupação de 99,9 por cento – Bayern (75 mil) e Manchester United (73.534) completam um pódio em que apenas o líder ultrapassa a barreira dos 80 mil. Mas como o jogo é de Champions, a ocupação vai mesmo ser de 100 por cento, 81.365, a média europeia do Dortrmud.

Mais uma dificuldade extra – e com particular enfoque para aquela bancada atrás de uma das balizas, o famoso muro amarelo com capacidade para mais de 20 mil adeptos – para os leões tentarem ultrapassar, aliada à principal, a de terem uma desvantagem de 0-3 herdada do jogo de Alvalade, o que faz com que a missão sportinguista seja apelidada de (quase) impossível.

Querem os leões que Gyokeres, ou outra estrela da companhia, vista o papel de Ethan Hunt, personagem interpretada por Tom Cruise na famosa série de filmes de espionagem e ação. A ajudá-los, apesar do natural desânimo que o 0-3 da passada semana causou, ainda assim, esperam-se cerca de 2000 leões a puxar pela equipa nas bancadas, o que não deixa de ser extraordinário tendo em conta as parcas hipóteses de sucesso na eliminatória.

Adeptos do Sportimg numa das deslocações ao Signal Iduna Park

O ponto de encontro dos sportinguistas esta quarta-feira está marcado para a Alter Markt, que vai certamente estar animada durante todo dia.

 4 DERROTAS E 1 VITÓRIA

Será o quinto encontro entre Sporting e Dortmund, com saldo positivo para os alemães, que venceram quatro e perderam apenas um, em Alvalade: 2021/2022, por 1-3, resultado que valeu a passagem leonina para os oitavos da Champions – no jogo da Alemanha no grupo C, derrota sportinguista por 0-1.

Pedro Gonçalves bisou na única vitória leonina com o Dortmund, foi por 3-1 mas em Alvalade

Os primeiros jogos entre os dois clubes aconteceram em 2016/2017, também na UEFA Champions League, grupo F: duas derrotas verdes e brancas, 1-2 em casa e 0-1 fora. A outra derrota foi a da passada semana.

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer